Notícia

V News

Monitore as chuvas nas cidades da região em Tempo Real

Publicado em 08 dezembro 2011

Até o final do Verão, a região do Vale do Paraíba conta com o mais completo e moderno sistema de monitoramento e de previsão de chuvas. O SOS Vale do Paraíba, monitoramento experimental, começou a funcionar no início de novembro graças ao projeto científico Chuva, coordenado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Participam do projeto, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), instituições nacionais e internacionais de pesquisa. O objetivo científico é descobrir como funcionam os diferentes regimes de chuva do país e a partir daí melhorar a previsão do tempo e estimativa de chuva e relâmpagos por satélite.

Já o monitoramento de chuvas só foi possível devido ao uso da mesma infraestrutura do Chuva, tanto de pessoal como de equipamentos, como o radar de última geração e a grande quantidade de instrumentos instalados no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O projeto Chuva, acompanhado do monitoramento regional, já esteve neste ano em Fortaleza (CE) e Belém (PA) e, em 2010, em Alcântara (MA). Por ser experimental, é possível que alguns serviços do monitoramento possam estar fora de funcionamento em determinados momentos.

O site do SOS Vale do Paraíba está acessível a qualquer usuário da internet, trazendo uma série de informações de chuvas em tempo real. O monitoramento pode ser acompanhado através de um sistema de informações geográficas (SIG), com o Google Earth em sua base. Portanto, a visualização dos sistemas de chuvas na região é rápida, quase instantânea.

O SOS Vale do Paraíba oferece um nível de detalhamento que permite observar as chuvas sobre bairros ou mesmo ruas, ao clicar o botão do "zoom". O internauta ainda tem como recurso, a previsão e intensidade de chuvas para a próxima meia hora, incidência de relâmpagos, entre outros dados, que podem ser visualizados sobre o mapa da região. É também possível acompanhar acumulados de chuva de até 24 horas, em intervalos de 6 horas, e previsões de tempo específicas para a região em alta resolução.