Reunidos na 4ª Conferência FAPESP 60 anos, especialistas discutiram sobre os “Desafios à Saúde Global”. Mediados pela professora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e integrante do Conselho Superior da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Helena Nader, os cientistas perceberam a importância do monitoramento não só de vírus, mas também de fungos e bactérias que ainda não possuem tratamentos efetivos e que podem se espalhar.
A professora Helena Nader foi a convidada do programa Tarde Nacional. O monitoramento, de acordo com ela, ainda não é feito de forma clara no Brasil. Helena afirma ainda que as mudanças climáticas que o mundo está vivendo hoje favorecem a mudança do meio ambiente e patógenos que estavam contidos passam a ficar adaptados à população.
"O que nós estamos alertando é que o mundo precisa estar consciente do conceito de saúde global. O ser humano é importante, mas ele tem que viver em sintonia com o meio ambiente", afirmou a professora.