Notícia

Jornal Primeira Página

Molécula derivada de corante ftalocianina é capaz de inativar o coronavírus

Publicado em 02 novembro 2021

Por Elton Alisson | Agência FAPESP

Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), em parceria com a empresa Golden Technology, conseguiram produzir em escala uma molécula derivada do corante ftalocianina capaz de inativar o SARS-CoV-2.

Testes feitos no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e publicados na revista Scientific Reports demonstraram que o composto reduziu em 99,96% a carga viral em culturas de células sem causar alterações metabólicas (efeitos citotóxicos).

Já um ensaio clínico conduzido por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) revelou que o uso intensivo de um enxaguante bucal contendo o composto antiviral por pacientes internados em um hospital público da cidade, em estágio inicial da infecção, contribuiu para diminuir os sintomas e o tempo de internação.

Os estudos tiveram apoio da FAPESP.

“A molécula é capaz de se ligar ao oxigênio presente no ar. Quando ocorre essa ligação, o oxigênio torna-se mais ativo, causando danos oxidativos no vírus”, diz à Agência FAPESP Koiti Araki, professor do IQ-USP e coordenador do projeto.

A ftalocianina de ferro possui grupos aniônicos – grupos iônicos com carga negativa – que ativam o íon de ferro situado no centro da molécula para que consiga se ligar ao oxigênio presente no ar e torná-lo reativo. Dessa forma, o oxigênio passa a se comportar como o ozônio ou o peróxido de hidrogênio, causando danos oxidativos em microrganismos como vírus, fungos e bactérias.

Em parceria com pesquisadores da empresa Golden Technology, sediada em São José dos Campos, Araki conseguiu nos últimos anos desenvolver um processo para produzir a molécula em escala.

“Esse ativo é difícil de produzir e os rendimentos eram muito baixos. No laboratório, conseguimos desenvolver um processo que diminuiu em mais de 90% a quantidade de resíduos e reagentes, bem como o tempo de produção”, afirma Araki.

Aplicações anti-COVID-19

A ideia inicial era aplicar a molécula para eliminar odores desagradáveis produzidos por microrganismos em tecidos e para a remoção de germes em diversos tipos de ambientes.

Com o surgimento da COVID-19, os pesquisadores tiveram a iniciativa de avaliar se o composto seria capaz de causar danos oxidativos no SARS-CoV-2 e inativá-lo. Para isso, procuraram o professor do ICB-USP Edison Luiz Durigon, que coordena um laboratório com nível 3 de biossegurança (NB3), onde é possível manipular patógenos como o SARS-CoV-2.

O grupo de Durigon foi o primeiro no Brasil a isolar e cultivar em laboratório o novo coronavírus, a partir de amostras coletadas dos primeiros pacientes brasileiros diagnosticados com a doença no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
EBC Rádios Veja online UOL Portal R7 InforBahia Diário da Saúde Bem Pra Você Oficial Notícia de Limeira Jornal Primeira Página online Dia a Dia Nordeste Bomba Bomba Biblioteca FMUSP Revista Pará Investe São Paulo Capital Entorno Saense Jornal da Ciência online Pfarma São Carlos em Rede Manchete Política Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Portal O Guardião A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Metropolitana MS Bom dia Paraiba Lucas em foco Jundiaí Online LabNetwork Garanhuns Notícias 2A+ Cosmética Farmacêutico Márcio Antoniassi Conexão Na Cidade Alvo Notícias Informativo Astral Penha News O Repórter Regional online Relato News Mix Vale Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Jeremoabo.com.br Diário em Foco Portal do Governo do Estado de São Paulo Folha de Valinhos online Portal O Sertão Galileu online Brasil123 Eu, Rio! Portal da Cidade (Registro, SP) Portal A Verdade Circuito de Notícias Ata News Araraquara24horas Benefícios News Verguia Xingu 230 Campos 24 horas Campo Belo em Foco São Bento em Foco Revista Interativa Acontece no RS Pelo Mundo DF Extra News MS Jornal Ponta Grossa Oeste Ao Vivo Oeste 360 Sistema Provincia Relato News GMundo News MSN (Brasil) Poliarquia Poder360 Pauta Brasil CV Agora Professor José Costa Agência de Notícias – Defesa FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Portal de Notícias Virou Manchete Zatum DF Agora São Carlos Agora Giro Notícias Goiás Tudonoticia.org TV ÚNICA O Defensor online Sou Catarinense comVc Portal Rádio Continental FM 96.1 Notícias DF & Entorno Garça em Foco N5 Notícias Portal O Guardião Agora TS Relata Bahia TV Brusque LD - Ligação Direta TaubatéOn MaisAM Panorama Farmacêutico Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Feedy News Cabreúva Online Gazeta Costa Sul Garanhuns Notícias BSB Digital Giro Goiás MaisAM Hora PR TV Caparaó Beto Ribeiro Repórter Araraquara Agora Portal da Enfermagem Antenados Mirante da Bocaina Folha da Minha Sampa Revista Interativa Campo Belo em Foco Oeste Ao Vivo Novo Cantu Notícias Panorâmica News TV Interbam Oeste 360 Portal Altônia Alagoas Agora online Blog Saúde e Dicas Jeremoabo.com.br Agora ES online Toni Rodrigues Diário D4 Notícias MSN (Brasil) Roraima na Rede Portal RBN MT Diário online Poder no Quadrado Plantão News (MT) Jornal Estação online Cotia 24 horas eCycle São Miguel Agora Minuto Cidade Saúde em Tela Um Só Planeta Transmitindo Diário de Notícias Web