Notícia

Setor3

Modos feministas de criar práticas artísticas de mulheres

Publicado em 27 julho 2017

DETALHES DO EVENTO

O curso Modos feministas de criar Práticas artísticas de mulheres no século XX será ministrado por Gabriela De Laurentiis. Essa capacitação é composto de quatro encontros (10 horas) e abordará produções de artistas visuais, durante o século XX. Serão apresentados trabalhos de algumas mulheres, sublinhando as possibilidades críticas de suas práticas estéticas. O objeto é observar como as artistas criam questionamentos ao modelo do feminino estabelecido na modernidade. Esse modelo insiste na incapacidade das mulheres para a arte, considerada como um dom exclusivamente masculino.

Inconformadas com esse pensamento, as mulheres produziram insistentemente. E, a partir da década de 1970, as teóricas feministas criaram uma série de trabalhos que demonstram não apenas que as mulheres se tornaram artistas, como criaram repertórios poéticos marcados por suas experiências sociais e políticas como mulheres.

Aula 1 – Por que não houve grandes mulheres artistas? O sistema da arte pensado a partir da exclusão e da criação feminina.

Aula 2 – As influências do surrealismo entre as artistas latino-a- mericanas: as poéticas da mexicana Frida Khalo e da brasileira Maria Martins.

Aula 3 – Fotografas, entre o Brasil e os Estados Unidos: as imagens de Diane Arbus, Nan Goldin, Madelana Schwartz e Claudia Andujar

Aula 4 – As mulheres artistas e a ditadura no Brasil: Leticia Parente, Lygia Pape, Anna Bella Geiger e Anna Maria Maiolino

Gabriela Barzaghi De Laurentiis é artista visual e pesquisadora. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da FAU-USP. Mestra pelo Departamento de História Cultural da UNICAMP, com a pesquisa Louise Bourgeois e os modos feministas de criar, realizada com apoio da FAPESP. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC -SP (2010), realizou intercâmbio acadêmico no Institut d’Etudes Politiques de Paris-Sciences Po (2009). É autora de artigos e do livro do livro Louise Bourgeois e modos feministas lançado como parte da Coleção Leituras do Corpo, organizada pela Professora Christine Greiner, em parceria com a editora Annablume.

Valor: R$ 280,00/ 10% desconto de alunos e ex-alunos das pós-graduações oferecidas pela Casa

Inscrições podem ser feitas aqui: https://goo.gl/EYttqv

TEMPO

Agosto 15 (Terça) 19:30 - Setembro 5 (Terça) 22:00

ORGANIZADOR

A Casa Tombada

contato@acasatombada.com

Rua Ministro Godói, 109, Água Branca, São Paulo - SP

 

LOCALIZAÇÃO

A Casa Tombada

Rua Ministro Godoi, 109, São Paulo - SP