Notícia

Gazeta de Ribeirão online

Modos de ser, maneiras de pensar

Publicado em 28 janeiro 2007

Por Rosemary Conceição dos Santos

Os cientistas de Ribeirão
O comportamento, reação peculiar do ser em determinado momento, uma vez observado, é o que nos permite captar, identificar e interpretar o outro. E tais inferências são fundamentais para aqueles que buscam explicar ao homem como são os homens e os animais. Sebastião de Sousa Almeida, desde o ensino fundamental, teve a oportunidade de estar em contato com pessoas que trabalhavam com comportamento, em especial, com comportamento animal e tal oportunidade, com o passar do tempo, semeou em seu interior o interesse de tentar encontrar explicações para as reações das pessoas.
Graduando-se em psicologia pela Universidade de São Paulo, uma bolsa de iniciação científica, outorgada pela Fapesp, lhe abriu as portas do mundo acadêmico e lhe permitiu, juntamente com a pós-graduação vindoura, dedicar-se aos estudos sobre ansiedade, aprendizagem e comportamento que alicerçariam os caminhos futuros de sua linha de pesquisa. Durante o pós-doutorado, efetuado na Boston Medical School, teve a oportunidade de vivenciar, juntamente com sua esposa e filhos, os valores de uma nova cultura, a aprendizagem fluente de uma nova língua e, em particular, longas discussões acerca de seus experimentos, as quais seriam, entre outras lembranças, as mais difíceis de serem esquecidas.
Entendendo que o papel de um pesquisador é estar sempre em busca de novas fronteiras do conhecimento, admite que o bom estudo é aquele que, para além das respostas, abre um amplo leque de novas indagações. Tendo trabalhado durante muito tempo com estudos na área de desnutrição, comportamento e drogas, recentemente tem se dedicado, juntamente com seu grupo de pesquisas, às variáveis ambientais envolvidas com o comportamento alimentar e a obesidade, em especial, a obesidade em crianças e adolescentes.
Por sua vez, refletindo sobre o contexto social brasileiro, principalmente sobre os aspectos de segurança, acha que as políticas públicas de inclusão social devem se unir a ações que possam, no mínimo, reprimir os distúrbios de ordem que vêm assolando o país, de tal forma que uma maior porcentagem de problemas de segurança pública possam ser, realmente, solucionados. Já em relação à educação, vê na priorização de políticas educacionais para o ensino fundamental uma porta de saída para a diminuição do elevado número de analfabetos funcionais no Brasil.
Acompanhando sua dedicação à profissão, Sebastião tem na leitura, nos filmes e na prática da jardinagem seus melhores refúgios lúdicos. Admirável mundo novo, de Huxley; 1984, de Orwell, Nat King Cole, Cidadão Kane e Casablanca estão entre suas predileções.
Citando Decreased Reactivity To Anxiolytics Caused By Early Protein Malnutrition In Rats, Early Life Protein Malnutrition Changes The Exploration Of The Elevated Plus-Maze And Reactivity To Anxiolytics, Malnutrition And Reactivity To Drugs Acting In The Central Nervous System, The Behavior Of Protein-Calorie-Malnourished Rats On The Elevated Plus-Maze Test: An Ethopharmacological Analysis e Quantidade e qualidade dos produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira como seus melhores trabalhos, deixa o seguinte incentivo para a futura geração de pesquisadores: Identificar a área que realmente gostam e não desanimar diante dos contratempos lhes trará a oportunidade de encontrar grandes idéias e soluções para a maioria dos problemas. Portanto, estudem, estudem e estudem.

Rosemary Conceição dos Santos é doutora em Letras pela FFLCH (USP - Capital)