Notícia

Sala de Imprensa ICMC-USP

Modelando a atividade neuronal: evento da USP e da UFSCar acontece dia 13

Publicado em 05 dezembro 2019

Por Denise Casatti

Dia Temático do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística terá como foco um campo particular da neurociência

Um dos grandes desafios da humanidade é entender como o sistema nervoso funciona e como interage com o corpo. Já a atividade dos neurônios é um campo particular de estudo em neurociência, que demanda a colaboração entre pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento. Possibilitar a interação entre estatísticos, matemáticos, físicos e demais cientistas que atuam no campo da neurociência é um dos objetivos do evento Modelando a atividade neuronal, que acontecerá na sexta-feira, 13 de dezembro, em São Carlos.

A iniciativa será realizada no auditório 3 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao lado da Biblioteca Comunitária da Universidade, das 9h45 às 17h15. A palestra de abertura abordará a forma da comunicação vocal e será ministrada pelo professor Daniel Takahashi, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Takahashi é membro do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), uma das instituições que estão promovendo o evento em parceria com o ProgramaInterinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) – oferecido em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pela UFSCar.

Mais dois pesquisadores do CEPID NeuroMat farão palestras no evento: o professor Guilherme Ost, do departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre o estudo da atividade neuronal através de processos pontuais, abordando os Teoremas Limites; já a palestra O Cérebro Estatístico será ministrada pela professora Aline Duarte de Oliveira, do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Encerrando as atividades, o professor Luciano Costa, do Instituto de Física de São Paulo, discorrerá sobre a neurociência de redes.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento conta, ainda, com o apoio das principais agências de fomento à pesquisa do País: FAPESP, Capes e CNPq. Para participar, basta enviar um e-mail solicitando sua inscrição para o endereço sandro.gallo@ufscar.br.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

6º Dia Temático PIPGEs: modelando a atividade neuronal

Quando: sexta-feira, 13 de dezembro, das 9h45 às 17h15

Onde: auditório 3 da UFSCar ao lado da Biblioteca Comunitária da Universidade

Site do evento: icmc.usp.br/e/1d012

Solicitação de inscrições: sandro.gallo@ufscar.br

Mais informações

Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622

E-mail: eventos@icmc.usp.br