Notícia

UnAN - Unesp Agência de Notícias

Moção de Apoio à Fapesp

Publicado em 25 maio 2016

As universidades públicas do Estado de São Paulo são responsáveis por cerca de 50% de toda a ciência praticada no país e se situam entre as melhores universidades brasileiras nos rankings mundiais. Esses patamares só foram alcançados devido aos investimentos ininterruptos feitos pela FAPESP, desde a sua criação, em todas as modalidades de pesquisa, excelência de recursos humanos, entre outros parâmetros, essenciais ao avanço do conhecimento em todas as áreas.

Nesse contexto, a UNESP, em seus 40 anos, tem atuado e respondido aos desafios do estado e do país com qualidade em suas atividades-fins – ensino, pesquisa, extensão e inovação, sendo um exitoso modelo brasileiro de universidade pública, descentralizada e multicâmpus. Em consonância com os diferentes anseios da sociedade, se configura em um importante centro de produção do conhecimento qualificado e contribui com pesquisas básicas ou aplicadas de alto nível, nas diferentes áreas do saber. Ao longo de sua existência, a FAPESP tem contribuído para esse êxito financiando projetos de relevância, bem como apoiando a formação de recursos humanos contribuindo para que a UNESP esteja entre as mais importantes universidades do Brasil e da América Latina. Destaca-se que nos últimos cinco anos (2011-2015), a FAPESP outorgou à UNESP, reconhecendo o mérito de sua comunidade, aporte de recursos financeiros da ordem de 674 milhões, nas diferentes modalidades de fomento. Desse total, 276 milhões financiaram projetos de pesquisa (individuais, temáticos, PIPE/PITE e jovens pesquisadores) e 250 milhões foram destinados a bolsas, que fortemente contribuíram para a formação de recursos humanos altamente qualificados em nível de graduação, pós-graduação e pós-doutorado. Igualmente de relevância foram os financiamentos da FAPESP destinados à UNESP no aprimoramento de pesquisadores (estágios de professores e pesquisadores no exterior, participação em congressos nacionais e internacionais), bem como a melhoria de infraestrutura, principalmente na renovação constante de equipamentos multiusuários, essenciais à pesquisa de vanguarda. Esses investimentos demonstram que a FAPESP tem trabalhado com a sensibilidade necessária, para que a sociedade experimente os avanços da ciência básica, como principal alicerce ao desenvolvimento tecnológico, capaz de gerar inovações e assim, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Com isso, é premente destacar o compromisso da comunidade científica unespiana em participar efetivamente de um dos mais importantes preceitos da ciência que é propiciar, dentre outros aspectos, o entendimento do universo e do mundo que vivenciamos com amplitude nas diferentes áreas do conhecimento.

Em vista do exposto, a UNESP vem a público manifestar apoio à atuação da FAPESP e à continuidade do financiamento público dessa Fundação.

São Paulo, 17 de maio de 2016

Conselho Universitário da Unesp