Notícia

Observatório do 3° Setor

Mobilidade urbana e desemprego (1 notícias)

Publicado em 25 de agosto de 2022

O desemprego no país atinge mais de 10 milhões de brasileiros, destes, segundo o IBGE, 3 milhões procuram vagas há mais de dois anos. O levantamento aponta que 81% dos desempregados são das classes D e E, população que tem o transporte público como alternativa para seu deslocamento.

Um estudo desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), aponta que há desigualdade de emprego entre ricos e pobres na cidade de São Paulo. Verificou-se que apenas 16% das famílias da capital tinham acesso à metade dos empregos, e que 20% delas sobreviviam com menos de três salários mínimos.

A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8 e 11, da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito ao trabalho decente e cidades.

Para refletir sobre mobilidade urbana e desemprego, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (25/08), Mariana Abrantes Giannotti, professora da Escola Politécnica da USP, pesquisadora do Centro de Estudos de Metrópoles, pesquisadora na área Geoprocessamento e as Desigualdades Socioespaciais relacionadas ao transporte público; e Guilherme Lamana, graduado em Gestão de Políticas Públicas na USP, analista de Projetos Sociais no CIEDS e representante da sociedade civil na Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável de São Paulo.

O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.