Notícia

Moove

Mobilidade elétrica é a solução sustentável para o transporte? (2 notícias)

Publicado em 20 de dezembro de 2022

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Eco Response

O último Fenatran foi marcado pela presença de muitas montadoras que lançaram novos modelos de veículos de carga pesada em sua versão elétrica ou híbrida, revelando como o mercado de transporte está apostando em opções que garantam a transição energética do setor.

De fato, as projeções de crescimento para a mobilidade elétrica são surpreendentes, como aponta levantamento da FAPESP de que, em 2016, esse tipo de frota alcançaria 2 milhões de unidades em todo o mundo e 70 milhões de veículos elétricos ou híbridos em 2025, de acordo com o relatório Global EV Outlook de 2017, feito pela Agência Internacional de Energia (AIE).

O levantamento significa que essa seja a principal opção para substituir os veículos à base de combustão, os quais emitem gases poluentes, desenhando um caminho mais sustentável para os frotistas? Essa resposta depende de muito fatores, afinal, a eletricidade é uma fonte de energia que também possui seu impacto ambiental.

Nesse sentido, é importante que haja planejamento, organização e boas soluções, dado que já há dependência da energia elétrica em outras áreas e há diversos obstáculos no seu abastecimento, como as crises hídricas, o crescimento da população e o aumento na demanda dessa fonte energética.

Por isso, os especialistas apontam que o processo de transição energética precisa ser apoiado pelo investimento em várias fontes de energia renováveis, tecnologias de ponta, bons mecanismos de armazenamento de energia e outras estratégias que permitam enfrentar as instabilidades e intermitências naturais de uma matriz energética sustentável.