Agência FAPESP
Apesar do ganho ecológico, o consumo da mistura provocou perda de 1,5% na potência do motor. O consumo foi praticamente o mesmo. Para não ocorrer perda de potência e consumo, a mistura precisa ser feita em proporções diferentes.
"Considerando desempenho e economia, a condição operacional ideal para o motor é adicionar 10% de biodiesel ao óleo diesel", disse Bueno à Agência FAPESP. Segundo ele, essa concentração proporcionou um aumento de cerca de 1,5% na potência do motor e uma redução de 2% no consumo de combustível. Mas, nesse caso, o ganho ecológico deixa de existir. O estudo mostrou ainda que a emissão de poluentes pode variar, para mais ou para menos, de acordo com a tecnologia empregada pela indústria automobilística. "Como o estudo foi feito em motor de médio porte, usado em picapes, um motor de alta tecnologia pode até emitir menos poluentes com os 20% de biodiesel. As taxas de consumo e desempenho variam muito pouco de motor para motor", disse Bueno. O trabalho, intitulado Análise da Operação de Motores Diesel com Misturas Parciais de Biodiesel, foi orientado por Luiz Fernando Milanez, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, e por José Velásquez, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Os ensaios experimentais, realizados nos laboratórios da PUC-PR, foram feitos com biodiesel produzido a partir do álcool etílico e do óleo de soja, matérias-primas encontradas em abundância no Brasil. Em janeiro de 2005, o governo federal publicou a Lei 11.097, que dispõe sobre a obrigatoriedade da adição de um percentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel comercializado em qualquer região do território nacional. Esse percentual deverá chegar a 5% até oito anos após a publicação da lei, havendo um percentual obrigatório intermediário de 2% nos três primeiros anos. A lei foi elaborada no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), projeto interministerial que tem o objetivo de promover a produção e o uso do biodiesel de forma sustentável, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional.