Notícia

LaDCIS UFRGS

Missão Garatéa seleciona projeto para Estação Espacial Internacional

Publicado em 15 agosto 2018

Por Agência FAPESP

O consórcio espacial brasileiro Missão Garatéa está com inscrições abertas até 28 de agosto de 2018 para que escolas e alunos brasileiros de 12 a 16 anos participem do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa do governo norte-americano para incentivar jovens a estudar ciências espaciais.

O concurso escolherá um experimento para voar com os astronautas da Nasa, a agência espacial norte-americana, para a Estação Espacial Internacional (ISS), em 2019.

Concurso escolherá um experimento de alunos de 12 a 16 anos para seguir com foguete da SpaceX até a ISS em 2019. (Foto: Nasa)

Resultado de uma parceria da Missão Garatéa com o Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE), o programa Garatéa ISS está em sua segunda edição.

A primeira vez que o Brasil participou foi em 2017, quando foi enviado para o espaço um experimento de alunos do Colégio Dante Alighieri, Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Perimetral e Projeto Âncora.

Depois da inscrição das escolas, o programa será lançado oficialmente dia 30 de agosto, às 14 horas, em evento no Google Campus, na rua Coronel Oscar Porto, 70, Paraíso, São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site da Missão Garatéa.

De setembro a dezembro, os grupos desenvolverão experimentos que poderão ir à ISS. Em dezembro, os parceiros norte-americanos escolherão o melhor dos três finalistas.

Mais informações: www.garatea.space/projetos/garatea-iss.

Fonte: http://agencia.fapesp.br/missao-garatea-seleciona-projeto-para-estacao-espacial-internacional/28457/