Notícia

Jornal do Commercio (PE) online

Missão da Nasa alcançará Júpiter

Publicado em 12 dezembro 2008

A Nasa, agência espacial americana, anunciou uma nova missão com o objetivo de estudar profundamente outro planeta do Sistema Solar. Desta vez, o destino é o maior deles: Júpiter. Na mitologia romana Juno era a mulher de Júpiter e filha de Saturno. A missão é a segunda do Programa Novas Fronteiras, que em janeiro de 2006 lançou a sonda New Horizons com destino a Plutão, com chegada prevista para 2015. O lançamento da Juno está agendado para agosto de 2011, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida. A sonda deverá alcançar seu destino em 2016. A meta é que ela realize 32 órbitas em torno do maior planeta do Sistema Solar, a cerca de 4.800 quilômetros acima da camada de nuvens mais alta, por um ano. A Juno funcionará com energia solar, apesar da grande distância do Sol (Júpiter está a mais de 644 milhões de quilômetros).

A mais forte evidência da presença de vapor d’água em corpos com massa similar à de Júpiter foi mostrada ontem na edição semanal da revista britânica Nature. Astrônomos dizem ter feito a observação no HD 189733b, que também orbita uma estrela. A capa chama para artigo sobre Marte.

O óleo da árvore sucupira (Pterodon pubescens) contém substância capaz de inibir o crescimento de células de câncer de próstata. Estudos da Universidade de Campinas (Unicamp) encontraram na molécula identificada como 6alfa-acetóxi-7beta-hidroxi-vouacapano a ação anticancerígena. A atividade antiinflamatória da planta, espécie originária do Cerrado, já tinha sido comprovada antes.

Agência Fapesp (www.agencia.fapesp.br).

 

Palestra do professor Abraham Benzaquen Sicsu será hoje, às 16h, no auditório do CTG-UFPE. Evento é aberto ao público.

Tom Henning Johansen, da Universidade de Oslo (Noruega), fala às 16h, no Departamento de Física da UFPE. Mais dados: 2126-8450.

Pesquisadores anunciam hoje na edição semanal da revista americana Science a ocorrência próximo de Sumatra, nas décadas seguintes, de um tsunami no Oceano Índico Oriental semelhante ao de dezembro de 2004, que matou 285 mil pessoas. A capa destaca artigo sobre estresse.

BOAS PRÁTICAS – Segunda, às 16h30, na Livraria Cultura, a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) lança livro com as melhores práticas ambientais adotadas no Nordeste.

BRASIL-CHINA – O Instituto Confúcio (www.institutoconfucio.unesp.br), que tem a missão de promover o ensino da língua e da cultura chinesas, agora tem sede na Unesp, em São Paulo.

www.ufpe.br/brasiljapao2008 – Seminário sobre energia, meio ambiente e materiais avançados que ocorre na UFPE.

www.wwf.org.br/noseoclima – Observatório mundial das negociações para redução do aquecimento global.