Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Missão da Inova Unicamp vai ao Reino Unido

Publicado em 16 fevereiro 2009

Por Vanessa Sensato Russano

Três colaboradores da Agência de Inovação Inova Unicamp estão em missão no Reino Unido. Os colaboradores foram convidados pelo Consulado Britânico em São Paulo para participar de um curso no ISIS Innovation, escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Oxford. Giancarlo Ciola (equipe de Desenvolvimento de Parcerias), Patricia Franco Leal (Propriedade Intelectual) e Pedro Emerson de Carvalho (Convênios e Legislação) passarão um mês no escritório. Além deles, os três diretores da Agência – Roberto Lotufo, Marcelo Menossi,e Patricia Magalhães de Toledo também visitarão o ISIS e outras instituições do Reino Unido.

A proposta é visitar diversas instituições, com intuito de identificar parceiros e boas práticas de transferência de tecnologias. Entre os locais a serem visitados estão Imperial Innovations, Warwick Ventures (University of Warwick), NHS Institute for Innovation & Improvement, Norwich Research Park, King's College London e University of East London, além de conhecer o Praxis Courses Ltd, um programa nacional de formação enfocando transferência de tecnologia. Todas as despesas estão sendo financiadas pelo Consulado Britânico, pela Reitoria da Unicamp, pelo projeto InovaNIT e, parcialmente, por um projeto de pesquisa FAPESP de Lotufo, que aproveitará parte da viagem para participar em um congresso científico.

"Esta missão da Inova no Reino Unido será muito estratégica por diversos fatores. Ela envolve não apenas a direção toda da Inova como também colaboradores responsáveis pelo dia-a-dia da gestão da propriedade intelectual (proteção, comercialização e contratualização). Permitirá uma experiência riquíssima no convívio cotidiano de um dos escritórios de uma das melhores Universidades do mundo e um dos mais bem sucedidos do Reino Unido. Esta é a melhor forma de treinamento que conheço. Esta visita vem num momento excelente quando estamos discutindo uma melhor reestruturação destas áreas na Inova. Não tenho dúvidas que esta oportunidade irá abrir novas perspectivas de treinamento similares para outros colaboradores", avalia Lotufo.