Notícia

Acre 24 horas

Minuto Científico recebe inscrições até o dia 8

Publicado em 01 abril 2011

Pesquisadores, cientistas amadores, curiosos e apaixonados por ciência têm até a próxima sexta-feira, 8 de abril, para se inscrever no Concurso Latinoamericano e Caribenho de Vídeo Minuto Científico. Com o tema "Transformação" o concurso é organizado pelo Museu Exploratório de Ciências - Unicamp (MC), e tem como objetivo estimular a produção espontânea, dispersa ou institucional no âmbito da divulgação científica.

As inscrições devem ser realizadas diretamente na página do evento e custam 10 dólares americanos, ou o seu valor correspondente em reais. Os interessados podem inscrever quantas obras desejar nas categorias Jovem, para participantes até 18 anos de idade, e Adulta. A submissão dos vídeos poderá ser realizada até o dia 11 de abril.

As produções audiovisuais deverão ter entre 1 e 2 minutos, e serem inscritas em uma das três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas e sociais, exatas e tecnológicas e biológicas. Para cada vídeo submetido, o participante deverá encaminhar um resumo de até 250 palavras, link da produção no Youtube, declaração de posse e cessão de direitos autorais e ficha técnica da obra.

Os trabalhos serão premiados em todas as categorias e em cada uma das áreas de conhecimento. Para cada obra vencedora, será oferecido prêmio no valor de 500 dólares. Além disso, os vídeos premiados têm garantida a sua exibição nos portais: Revista Fapesp Online, 17ª Mostra Ver Ciências, Museu Exploratório de Ciências, Portal do Professor do Ministério da Educação e Portal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, associado Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), o concurso é promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MC&T), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e da Revista Pesquisa Fapesp. A premiação acontece dia 1 de junho de 2011, durante a 12ª Reunião Bienal da Red-Pop realizada no Brasil, em Campinas, interior de São Paulo, no período de 29 de maio a 2 de junho.