Notícia

Agência C&T (MCTI)

Ministro recebe diretor geral da National Science Foundation dos EUA

Publicado em 05 dezembro 2008

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e Arden Bement discutiram a possibilidade de cooperação entre a NSF e instituições brasileiras

Foto: Ana Paula Andreolla - Ascom/MCT

Arden L. Bement, que comanda a maior agência do mundo de fomento à ciência, tecnologia e engenharias, a National Science Foundation (NSF), com orçamento anual de mais de US$ 6 bilhões, foi recebido ontem (4) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

O encontro marcou o interesse comum de ampliar a cooperação entre a NSF e instituições brasileiras, a começar pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ficou acertada, em princípio, a realização, em 2009, de um workshop sobre o tema "Implicações da Utilização da Água e da Terra na Produção de Biocombustíveis", com a participação do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, da Argentina.

O Brasil já acumulou importantes conhecimentos e experiências nesta matéria e tem interesse especial no seu exame, tendo em vista suas implicações práticas em áreas estratégicas para o País.

Há também outros projetos de cooperação a serem desenvolvidos, em particular na área da relação entre a ciência e a inovação, questão de enorme atualidade no mundo de hoje, tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento.

Acompanharam Bement, a diretora de Programas da NSF, Carmiña Londoño, e o conselheiro Richard Driscoll, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.