Notícia

Badauê

Ministro do Reino Unido visita o Brasil

Publicado em 17 novembro 2009

Hilary Benn, ministro de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido, estará no Brasil entre 16 e 18 de novembro para uma série de compromissos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Durante sua passagem pelo país, o ministro buscará entender melhor como o Reino Unido pode ampliar a co-operação com o Brasil, especialmente nas áreas de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e ampliação da sustentabilidade do agronegócio.

Na segunda-feira, Benn estará em São Paulo para uma reunião com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) sobre a produção sustentável de biocombustíveis. Após a visita à Unica, o ministro se reunirá com organizações não-governamentais para ouvir os sucessos e desafios do Brasil na área socioambiental.

Neste dia, o ministro participará também de um debate na Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) sobre desenvolvimento sustentável, agricultura e mudança climática. O evento será às 14h e terá a participação dos pesquisadores da Fapesp, Marcos Buckeridge (USP), Daniel Hogan (Unicamp), Carlos Joly (USP), Hilton Pinto (Unicamp) e Fábio Feldmann (Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade).

Na terça-feira, Hilary Benn irá para o Rio de Janeiro, onde visitará o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para conhecer o funcionamento de mecanismos de conservação florestal no Brasil, em um de seus biomas mais ameaçados, a Mata Atlântica. No Rio, o ministro também se reunirá com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Em Brasília, o ministro terá uma série de reuniões com ministros e oficiais de governo para falar da cooperação entre os dois países na área de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, principalmente no marco do Diálogo de Alto Nível Brasil-Reino Unido sobre Desenvolvimento Sustentável. Hilary Benn irá se encontrar com os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, Carlos Minc, do Meio Ambiente e Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O ministro também visitará o escritório da Embrapa onde será recebido pelo presidente, Pedro Pereira.

O Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável Brasil-Reino Unido (DDS) acontece desde 2006. O DDS é o marco da cooperação bilateral em desenvolvimento sustentável. Por meio dele, os altos escalões dos dois governos alinham suas posições frente as questões importantes da agenda socioambiental e buscam estabelecer parcerias e projetos conjuntos na área.

Nota aos Editores

Hilary Benn é ministro do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra, na sigla em inglês) desde junho de 2007. A missão do Defra é apoiar as pessoas na adaptação à uma economia de baixo carbono e uso eficiente dos recursos disponíveis. O trabalho do Ministério é assegurar uma sociedade sustentável com um meio ambiente saudável.

Em dezembro passado, o Reino Unido tornou-se o primeiro país do mundo a estabelecer em lei compromissos de reduções de gases do efeito estufa - principal causa das mudanças climáticas. Pela nova legislação, o Reino Unido terá que cortar suas emissões em 34% até 2020 e em 80% até 2050, em comparação com níveis de 1990.

 

O Ministério de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA)

O Defra foi criado em junho de 2001, quando a Secretaria de Agricultura, Piscicultura e Alimentação (MAFF) foi o unido ao Ministério do Meio Ambiente, Transporte e Regiões (DETR) e uma parte da Casa Civil.

A missão do Defra é apoiar as pessoas a se adaptarem a uma economia de baixo carbono e alta eficiência no uso de recursos. Atualmente, as prioridades do Defra são assegurar um ambiente natural saudável, lidar com riscos ambientais, promover uma economia sustentável, de baixo carbono e que seja eficiente no uso de seus recursos, assegurarem um setor de agricultura bem sucedido e um fornecimento de alimentos seguro e saudável.