Notícia

Vale Notícia

Ministro da Ciência visita São José

Publicado em 19 novembro 2009

Seis meses após ter assumido a gestão do Parque Tecnológico de São José dos Campos, a Associação Parque Tecnológico recebeu hoje (18) a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que cumpriu agenda no município junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Esta é a primeira vez que o ministro visitou o complexo e conheceu detalhes do empreendimento, apesar de ter recebido informações do projeto por intermédio do diretor geral da Associação Parque Tecnológico. O ministro ficou satisfeito com o que viu e garantiu que o Governo Federal continuará dando total apoio aos investimentos futuros.

Desde que assumiu a gestão do Parque Tecnológico, a Associação Parque Tecnológico, juntamente com a Prefeitura, viabilizou recursos federais da ordem de R$ 800 milhões em investimentos no empreendimento. Boa parte dos recursos resulta de parcerias entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Vale Soluções em Energia (VSE), que integra o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Energia (CDTE), em parceria com o DCTA e Universidade de São Paulo (USP).

Outra parceria, com recursos do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), resultou na implantação do Laboratório de Estruturas Leves no Parque Tecnológico. O projeto está na fase de obras de adaptação de uma área de 6,2 mil metros quadrados. O laboratório tem participação do Governo Estadual, do IPT e Fapesp, da Prefeitura de São José.

Na área educacional, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) terá um campus no Parque Tecnológico. A instituição funciona no município oferecendo 300 vagas nos cursos de ciência da computação e matemática computacional. Para 2010, serão disponibilizadas mais 150 vagas.

A visita do ministro ao Parque Tecnológico e às instalações da VSE foi a agenda no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), quando foi assinado o termo de cessão de direitos autorais de projeto arquitetônico ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do acordo de parceria entre a Vale Soluções em Energia (VSE) e Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA) para a implantação de cursos de mestrado e doutorado visando estudos sobre turbinas a gás.