Notícia

JC e-mail

Ministério lança em abril o Instituto Nacional de Terapia Celular

Publicado em 12 março 2008

O Ministério da Saúde programou para abril o lançamento do Instituto Nacional de Terapia Celular (INTC), de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão

Segundo o ministro, o INTC será uma rede de conhecimento que funcionará virtualmente com a proposta de integrar um conjunto de instituições de pesquisas e centros universitários para a troca de experiências com células-tronco.

O Ministério da Saúde informou que a cooperação entre as instituições possibilitará maior integração entre os pesquisadores, além da padronização de alguns processos de pesquisa em todo o Brasil.

A proposta de criação do instituto foi mantida mesmo sem a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da Lei de Biossegurança, que prevê a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias humanas.

Mesmo com a decisão do STF em aberto, o ministro assegurou que as pesquisas em curso com células-tronco financiadas com recursos dos ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia não serão suspensas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, desde 2005, os dois ministérios (Saúde e MCT) já garantiram R$ 24 milhões para pesquisas com células-tronco. Segundo Temporão, são estudos voltados para doenças nas quais a terapêutica celular pode revolucionar a medicina. O INTC conta ainda com um investimento de R$ 30 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

(Agência Fapesp, 12/3)