O Ministério da Saúde lançou hoje (3) uma nova campanha nacional contra a dengue. A ação reforça os cuidados de prevenção e aposta em tecnologias e vacinas para conter a doença.
O Brasil registrou quase 1,5 milhão de casos prováveis de dengue neste ano, uma redução de 75% em relação a 2024. Com a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas, o Ministério da Saúde lançou hoje uma nova campanha para reforçar os cuidados e evitar que a doença volte a crescer.
No próximo sábado, 8 de novembro, será o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue. Agentes de saúde vão percorrer comunidades em todo o país e orientar a população sobre como eliminar os criadouros do mosquito, a maioria dentro das próprias casas.
O Ministério da Saúde também destinou cerca de R$ 184 milhões para reforçar o combate tecnológico ao Aedes aegypti, o transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Entre as ações está a ampliação do método que usa mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão da doença para humanos. A estratégia, testada com sucesso em Niterói, no Rio de Janeiro, deve chegar a todos os municípios com mais de 50 mil habitantes até 2026.
A vacinação também faz parte do plano de prevenção. Mais de sete milhões de doses já foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A expectativa é ampliar a imunização com a vacina nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan, aplicada em dose única e agora em fase de aprovação pela Anvisa.