- A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que se reuniu com representantes do Instituto Butantan e a Fiocruz para discutir a possibilidade de ampliar a oferta e a produção de vacinas contra a dengue no Brasil. O encontro ocorreu neste sábado, 3.
Primeiro país a disponibilizar vacinas de dengue no sistema público de saúde, o Brasil adquiriu 6,5 milhões de doses do imunizante para 2024 e 9 milhões para 2025. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, tem entrega prevista para fevereiro.
O objetivo, segundo a pasta, é unir e coordenar esforços para ampliar o acesso de toda população às vacinas Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, e Butantan-DV, que está em desenvolvimento. As duas instituições manifestaram interesse em atuar em conjunto para acelerar a produção.
O Ministério da Saúde garantiu o apoio à aprovação final do imunizante em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, com o objetivo de torná-lo acessível a partir de 2025. "A candidata à vacina de dengue Butantan D-V mostrou eficácia de 79,6% em dose única, conforme resultados recém-publicados do ensaio clínico de fase 3."
Centro de Operações
Neste sábado, o Ministério da Saúde deu início aos trabalhos do Centro de Operações de Emergência (COE) contra a dengue e outras arboviroses. Coordenado com Estados e municípios, o grupo será responsável pela coleta e análise de dados, produção de relatórios e divulgações de informações por meio de boletins e informes.
"Cabe ao grupo, entre outras atribuições, planejar e orientar as medidas a serem empregadas para o enfrentamento da doença e encaminhar à ministra da Saúde, Nísia Trindade, relatórios técnicos sobre a situação epidemiológica e ações de resposta", informou o ministério.
A pasta destacou que o COE é uma estrutura organizacional para gestão de emergências em saúde pública e opera como uma unidade coordenadora que facilita e agiliza a tomada de decisões para ação e comunicação. Reuniões diárias serão realizadas com o objetivo de monitorar a situação e as ações de resposta à emergência em curso.
Número de casos
Em 2024, até o momento, o Brasil registrou 262.247 casos prováveis de dengue, sendo 52.660 casos na semana epidemiológica 1 (31/12 a 6/1), 64.881 na semana 2 (7 a 13/1), 85.094 casos prováveis de dengue na semana 3 (14 a 20/1) e 59.612 casos na semana epidemiológica 4 (21 a 27/4). Os dados são do painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde.
contato: marlla.sabino@estadao.com