Notícia

Head Topics (Brasil)

Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus e investiga mais um

Publicado em 04 março 2020

Por BBC News Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, na tarde desta quarta-feira (4), o terceiro caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil. O paciente também mora em São Paulo (SP). Um quarto caso, cujos exames iniciais deram positivo, está sendo investigado.

Conforme nota do Ministério da Saúde, o terceiro caso confirmado é de um colombiano de 46 anos que mora em São Paulo e viajou por diferentes países da Europa nos últimos dias. Ele está de quarentena em sua casa.

Um quarto caso também na capital paulista, envolvendo uma jovem de 13 anos, deu positivo para a covid-19. Na semana passada ela esteve no norte da Itália, região que enfrenta inúmeros registros do vírus. Agora, conforme o ministério, estão sendo feitos exames de contraprova para confirmar a amostra.

No Brasil estão sendo investigados, segundo dados divulgados na tarde de quarta-feira (04/03), 531 casos suspeitos de covid-19.

Anteriormente, já haviam sido confirmados os casos de dois homens, um de 61 e outro de 32 anos, que moram em São Paulo e estiveram recentemente na Itália. Eles permanecem em quarentena em suas casas — a medida segue definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta que casos menos graves não necessitam de internação.

Desde o início do monitoramento, 314 casos suspeitos já foram descartados.

Apesar das centenas de casos suspeitos, o ministério afirma que, ao menos até quarta-feira, não há indícios de que o vírus esteja circulando internamente pelo Brasil. Isso porque todos os casos envolvem pessoas que vieram do exterior.

Os casos considerados suspeitos são aqueles que envolvem pacientes que estiveram em países com risco de transmissão de coronavírus e que tenham apresentado sintomas como febre e algum problema respiratório, como tosse, ao retornar ao Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou a lista de países dos quais os brasileiros, ao retornar de viagem, deverão procurar ajuda médica. Entre eles estão os Estados Unidos e grande parte da Europa — a lista está reproduzida no final desta reportagem.

O novo coronavírus já chegou a mais de 70 países e a todos os continentes exceto a Antártida. O vírus já infectou mais de 93 mil pessoas e levou 3,2 mil delas à morte.

A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Este índice foi recentemente revisado para cima pela organização, que antes apontava uma taxa de letalidade de cerca de 2%.

Os dois primeiros casos

Os dois primeiros pacientes brasileiros com o vírus, que não tiveram suas identidades divulgadas, foram diagnosticados no Hospital Israelita Albert Einstein. Eles apresentavam sintomas como dor de cabeça, dor muscular e febre — associados à doença causada pelo novo coronavírus.

Um estudo divulgado na segunda-feira apontou que o genoma do coronavírus isolado no segundo paciente brasileiro diagnosticado com a doença é diferente do que foi encontrado no primeiro caso.

Diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP), Ester Sabino afirma que o primeiro caso registrado no Brasil se mostrou geneticamente mais parecido com o vírus sequenciado na Alemanha. Já o segundo genoma se assemelha mais ao sequenciado na Inglaterra.

"Ambos são diferentes das sequências chinesas. Tal fato sugere que a epidemia de coronavírus está ficando madura na Europa, ou seja, já está ocorrendo transmissão interna nos países europeus. Para uma análise mais precisa, porém, precisamos dos dados da Itália, que ainda não foram sequenciados", disse Sabino à Agência Fapesp.

As amostras dos dois pacientes brasileiros diagnosticados com covid-19 foram sequenciadas por um grupo coordenado por Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz (LEIAL), e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois brasileiros estão com o quadro de saúde estável. Nenhum deles precisou de internação, que é indicada em casos considerados graves. Em suas casas, os pacientes estão com suas esposas — que estão sendo acompanhadas para possíveis sintomas da covid-19. As mulheres já passaram por exames, que apontaram resultado negativo para o vírus.

A expectativa é de que os dois pacientes permaneçam 14 dias em quarentena, para que possam fazer novos exames e passar por avaliações dos médicos.

O primeiro caso

O primeiro paciente diagnosticado no Brasil com o novo coronavírus viajou a trabalho à região italiana da Lombardia, a mais afetada do país europeu, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ele, que é um empresário, retornou ao Brasil com sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.

No hospital, em 24 de fevereiro passou por um exame em tempo real, que constatou a covid-19. Exames feitos posteriormente confirmaram o diagnóstico.

O Ministério da Saúde informou que 30 parentes dele estão sendo monitorados, pois participaram de um almoço em família um dia antes do diagnóstico. Nenhum deles teria apresentado sintomas do vírus até o momento. Alguns chegaram a passar por exames, que deram negativo para a covid-19.

A expectativa é de que a quarentena do paciente termine no início da próxima semana. Não foram divulgados mais detalhes sobre a atual situação dele. A previsão inicial era de que ele fizesse acompanhamento médico por meio do telefone. Ele somente iria ao hospital em caso de o quadro de saúde se agravar.

O segundo caso

No sábado (29/02), o Ministério da Saúde anunciou que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus no Brasil. Conforme a pasta, o paciente contraiu a covid-19 na Itália e "não há elementos que indiquem a circulação do vírus no Brasil".

Segundo uma nota divulgada pelo ministério, o paciente esteve em Milão, principal cidade da região italiana da Lombardia.

Ele desembarcou em São Paulo na quinta-feira (27) e, no dia seguinte, após apresentar dor de cabeça, dor muscular e febre, foi ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde foi examinado e diagnosticado. Segundo o ministério, o paciente está com "quadro clínico leve e estável".

Em entrevista à TV Globonews, o infectologista David Uip — coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo — disse que o homem viajou da Itália ao Brasil com uma máscara facial, o que reduz o risco de ter transmitido o vírus para outros passageiros.

Uip afirma que o paciente será acompanhado pela vigilância sanitária por meio de visitas e conversas telefônicas até que deixe de apresentar sintomas. "Depois, volta à vida normal", diz o médico.

Segundo o infectologista, a detecção de mais um caso do novo coronavírus era "absolutamente esperada", dado o intenso tráfego entre Brasil e Itália.

O homem é funcionário da corretora XP Investimentos, que confirmou o diagnóstico. A empresa enviou um comunicado a seus colaboradores informando o fato e orientando que todos aqueles que tenham passado por países de risco e tenham tido sintomas como dor de cabeça, febre, tosse ou falta de ar procurem ajuda médica e trabalhem de casa pelos próximos 14 dias.

Segundo a XP, o funcionário com a covid-19 participou de uma reunião logo após chegar ao Brasil. Os 10 colaboradores que participaram do encontro com ele estão sendo monitorados. Quatro deles, conforme a empresa, passaram por exames que apontaram negativo para a covid-19.

Em nota, a empresa afirma que o fato de um colaborador ter sido diagnosticado com a covid-19 "não acarreta nenhum impacto para os clientes e parceiros das empresas da companhia, e todas as operações prosseguem normalmente".

O terceiro caso

De acordo com o Ministério da Saúde, o terceiro paciente confirmado com o novo coronavírus é um administrador de empresas. O colombiano, que mora na capital paulista, viajou de São Paulo para a Espanha em nove de fevereiro. No dia 16 seguiu para a Itália. Seis dias depois, foi para a Áustria. No dia 28 de fevereiro foi para a Alemanha e depois retornou ao Brasil.

Nesta quarta-feira (4), conforme o Ministério da Saúde, o colombiano procurou atendimento médico no hospital Albert Einstein, pois apresentava sintomas como tosse, dor de garganta, dor de cabeça e coriza. Ele passou por exames que apontaram a Covid-19.

Conforme o Ministério da Saúde, o paciente está clinicamente bem e ficará em quarentena pelas próximas duas semanas. A pasta informou que fez levantamento no voo em que ele estava, para checar as pessoas que estavam nas fileiras próximas a ele, para que passem por monitoramento.

Cuidados

A principal recomendação de profissionais de saúde que acompanham o surto é simples, porém bastante eficiente: lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.

O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados.

Se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes ter antes lavado as mãos ou pelo limpá-las com álcool. O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato.

Também é importante manter o ambiente limpo, higienizando com soluções desinfetantes as superfícies como, por exemplo, móveis e telefones celulares.

Para limpar o celular, pode-se usar uma solução com mais ou menos metade de água e metade de álcool, além de um pano limpo.

Lista de países monitorados pelo Brasil

1. Alemanha *

2. Austrália *

3. Canadá *

4. China *

5. Coreia do Norte *

6. Coreia do Sul *

7. Croácia *

8. Dinamarca *

9. Emirados Árabes Unidos *

10. Espanha *

11. Estados Unidos *

12. Finlândia *

13. França *

14. Grécia *

15. Holanda*

16. Indonésia *

17. Irã *

18. Itália *

19. Japão *

20. Malásia *

21. Noruega *

22. Reino Unido *

23. San Marino **

24. Singapura *

25. Suíça *

26. Tailândia *

27. Vietnã *

OBS: Além deles, Filipinas e Camboja, que não têm transmissão local, mas estão na região afetada.

*Países com transmissão local, segundo a OMS

**San Marino está em análise pelo Ministério da Saúde

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo O Globo Correio Braziliense Portal R7 IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online UOL BOL Estadão.com Folha.com BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil IstoÉ online Yahoo! UOL BOL O Globo online Yahoo! Portal Exame Record TV Record TV G1 Correio Braziliense online UOL BOL UOL BOL Agência Brasil Yahoo! BOL UOL BOL UOL Estado de Minas online Yahoo! Gazeta de Piracicaba Com Pauta Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Vip Ceo MSN Página MS Central das Notícias Pais & Filhos online Polêmica Paraíba Central das Notícias GP1 Nominuto.com 24 Brasil Cruzeiro do Sul Leia Já Tribuna do Norte (Natal, RN) online Jovem Pan Central das Notícias Paraíba Master Bom Dia Feira Blog do Flávio Chaves Gazeta Web Portal do Zacarias Contexto Exato Agora Notícias Brasil Portal Salvador Dez BN - Bahia Notícias Barriga Notícias Recôncavo no Ar Central das Notícias W Rádio Brasil Sputnik Brasil Portal TopGyn Folha de Pernambuco Leiamais.ba Jornal i9Minas Rádio Cidade Jundiaí Blog Saúde e Dicas BN20 Blog do Robson Pires Portal Roma News ClickPB Jornal do Comércio (RS) online Central das Notícias Mais Expressão ES360 Não Acredito Metropóles MidiaMax CGN A Crítica (MS) online Central das Notícias O Liberal (Americana, SP) online Santa Portal Correio Popular (Campinas, SP) online FasterNet Diário do Grande ABC online Bem Paraná online Mix Vale Tarobá News Meon Diário de Notícias online Correio do Estado da Bahia (Blog) Jornal do Oeste (Toledo, PR) online HiperNotícias Central das Notícias Jornais Virtuais Terra MSN Camocim Imparcial Notícias do Dia Brasil 247 Jornal do Commercio (PE) online Nominuto.com Política Livre Central das Notícias Zero Hora online O Documento online Jornal de Piracicaba O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online FA Notícias Central das Notícias Blitz Amazônico WH3 O Estado RJ online Dinheiro Rural online Portal Agora no RS Gazeta Web Plantão News (MT) Canal Daqui Folha de Pernambuco online Bem Paraná online Portal Leiagora O Bom da Notícia Hoje em Dia online Notícias ao Minuto (Brasil) Nova Notícias Money Times Nitro News Brasil Ponto da Notícia.com Novo Cantu Notícias O Verídico Polêmica Paraíba Portal TopGyn Poliarquia Portal de Notícias Portal Lapada Lapada A Voz de Santa Quitéria Todo Dia (Americana, SP) online Tudo em Dia SiteBarra Diário Piauí Rádio Guaíba Agência BR Repórter Hoje A Semana News 24 Brasil Carta Capital online Central Brasil Notícias Correio Independente Digoreste Notícias Estação da Notícia TNH1 Visão Cidade Acorda Cidade Imirante BMNotícia Diário Carioca Leia Notícias Diário da Saúde Central das Notícias WG Notícias Press From Brasil MSN Z1 Portal de Notícias Época Negócios online Terra BBC Brasil Jornais Virtuais O Sul online SolidáRio Notícias Mix Vale Portal do Governo do Estado de São Paulo Galileu online Refugo Central das Notícias Biblioteca FMUSP Interdependente Jornal da USP online Portal Fórum Liberdades SINA (China) TV Globo BBC Brasil Contexto Exato A Tarde (BA) online SP Agora Cada Minuto Rádio 94Fm Dourados Diário do Vale Gazeta do Paraná O Sul Jornal A Cidade (Votuporanga, SP) Agência CMA Central das Notícias Na Mídia News Confirma Notícia ARede Toda Bahia Jornal da Cidade (Aracaju, SE) online Portal Guará Bem Mais Brasília Planeta Osasco Bahia No Ar Portal GRNews Terra Bahia Recôncavo Portal da Enfermagem Jornal GGN Tudo é Espanto Blog A Crítica Visual News Notícias Os Cabeças da Notícia Central das Notícias Caderno B Folha de Londrina online Blog do Toninho Blog do Levany Junior Central das Notícias Olhar Digital Mundo Lusíada Martins em Pauta Eu Quero Investir Central das Notícias Pais & Filhos online Costa Rica em Foco Clic Camaquã Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Cassilândia Notícias Diário da Amazônia RedeTV (Porto Velho, RO) Jornal Dia Dia 4oito Amambai Notícias Mais Santos online Revista A Mais influente online Novoeste Madeirão Folha do Tocantins Mundo Positivo D24AM Única Mania LF News Luciano Reis Notícias LabNetwork Portal Neo Mondo Tribuna da Bahia Em Tempo Correio da Paraíba Diário do Rio Claro Deutsche Welle (Alemanha) Central das Notícias TV Cariri Olhar Digital Saber Atualizado Plataforma Media (Portugal) Repórter GM-7 * Gilmar Marques Central das Notícias Itaporã News Brasil Soberano e Livre Marechal online Portal de Finanças Sistema Costa Norte de Comunicação Claudio Tognolli Dom Total Blog Jornal da Mulher Brasil CT&I Sociedade Científica Planeta Universitário ITimes.news TV Globo TW Great Daily BrasilCN (China) Twoeggz (China) Wap (China) Baijiahao (China) Diário de Itabira (MG) Espaço Ecológico no Ar Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa O Dia (SP) Rondônia ao Vivo TáNaMídia Naviraí Portal da Enfermagem Goiaba Tech Canaltech Central das Notícias O Paraguaçu online Ata News Época online Época Negócios online ABVISP - Associação Brasileira dos Vigilantes Segurança Pessoal Tudo Ok Notícias Brasil Soberano e Livre Jornal Grande Bahia Plantão News (MT) Voz da Terra Jornal da Chapada Plantão News (MT) Central das Notícias Fala Petrolina Brasil de Fato online Diário Carioca Folha Rondoniense online Algomais online A Gazeta News (MS) online AmargosaNews Jornal ZM Notícias online UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Rádio Gazeta AM 1.260 KHz (Maceió, Alagoas) DCM - Diário do Centro do Mundo Estação Ativa FM Atual MT Ativa FM 98,1 Donfa News Além d'Arena A Folha (PR) Central das Notícias InvestMax Minuto Sergipe Momento MT Jornal de Todos Jatobanews Central das Notícias Revista Sustinere online Bom Jardim Notícias SindServ Barueri GR21 – Gazeta Ribeirinha Gazeta Brasil Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Interior online Bem Paraná online Mix Vale Rede Massa SBT MidiaMax Jornal O Sollo Tribuna de Petrópolis Jornal Página do Estado Portal dos Fatos Saense Saúde Debate Jornal do Tocantins online MidiaMax Fatos do Iguaçu online Brazilian Times (EUA) A Gazeta (ES) online Biorosario Notícias ITimes.news CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial Notícias ao Minuto (Brasil) Nova Notícias Plataforma Media (Portugal) QQ.com (China) Show de Notícias Notticias.org News Time (China) Yiyi.com (Austrália) Phoenix Finance (Austrália) 45fan Wulizixun Shenghuott (China) Career Engine (EUA) Baijiahao (China) Jiemian.com (China) SINA (China) SOHU.com (China) Global Daily Kuaibao Qq (China) wailaike.net LiveJame Rokh Press 63ke.net AcFun (China) PopYard Diário do Povo (China) online Correio da Manhã Panambi News Kuaibao Qq (China) Desde Puebla (México) El País (Brasil) online Martins em Pauta US China Press (EUA) Interlusófona Yidian Zixun (China) yixuew.cn Biolodúvidas Ipará City (BA) Ciencianautas Olanss.com Fatos Desconhecidos Visão (Portugal) online SAPO Notícias (Angola) The World News (Ucrânia) Click Guarulhos Clic São Lourenço SAPO Notícias (Moçambique) The Daily Breaking News (EUA) Diário Cidade Baiguanw (China) MSN Gazeta de S. Paulo online Diário Nacional RMF 24 (Polônia) eCycle Poder360 MSN ITimes.news MediMagazine (Itália) Portal Minas Revista SÁBADO (Portugal) online Jiemian.com (China) huanqiujiemi.com MSN (Canadá) Shahr-e Khobar Diário de Pernambuco Blog do Magno Martins Canal S+ (Portugal) Twoeggz (China) Ngola News (Angola) Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Vila Nova Online (Portugal) Falando a Verdade MSN (Colômbia) MSN (Canadá) Diário da Saúde Reddit (EUA) Blog H News iMato Grosso Portal Sorriso MT Paraná Praia Jornal de Brasília Toledo News Nh Tv Rádio Santa Cruz Metro 1 Tech Na Net Tech Na Net Informa Paraíba Itaporã Agora Metro 1 Jornal Tribuna Livre Goiás 24 Horas Fatos Desconhecidos