Tecnologia inovadora vai beneficiar mais de 758 mil pessoas e reforça a estratégia nacional contra arboviroses. A estratégia já mostrou resultados expressivos em outras cidades, com reduções de até 88% nos casos de dengue.
O Ministério da Saúde inaugurou, nesta terça-feira (9), em Brasília, a biofábrica de Wolbachia, tecnologia que ajuda a reduzir os casos de dengue, Zika e chikungunya. A ação chega ao Distrito Federal e aos municípios goianos de Valparaíso e Luziânia, alcançando mais de 758 mil moradores.
Com investimento divulgado pelo Ministério de R$ 9,7 milhões, o método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que bloqueia a transmissão das doenças. A estratégia já mostrou resultados expressivos em outras cidades, com reduções de até 88% nos casos de dengue.
O Brasil registrou queda de 75% nos casos de dengue entre 2024 e 2025, mas a Saúde alerta que é preciso manter os cuidados tradicionais, como evitar água parada. O próximo passo da pasta é avançar na produção nacional da vacina contra a dengue em parceria com o Instituto Butantan.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.