Notícia

ZTOP + ZUMO

Ministério da Ciência e Tecnologia vai financiar projetos de IA

Publicado em 31 janeiro 2020

Por Mário Nagano

Novo programa do MCTIC com a Softex vai apoiar 100 projetos de P&D na área de Inteligência Artificial orçados em até R$ 500 mil cada, com prioridade para a área de saúde.

Durante o Hackmed Conference & Health Hackaton que acontece neste final de semana na cidade de São Paulo, Regiane Relva Romano conselheira especial do ministro Marcos Pontes do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações de Comunicações) subiu ao palco para trazer “alguns recados bons!”

Antes de mais nada, ela relembrou que está em andamento o Plano Nacional da Internet da Coisas que definiu quatro áreas prioritárias — cidades, rural, indústria e saúde — sendo que esta última o ministério estará oferecendo diversas oportunidades para pessoas inovadoras.

Além disso, o MCTIC junto com a Fapesp e o CGI (Comitê Gestor da Internet) está fazendo um chamamento aberto (até o dia 20 de maio) para a criação de quatro laboratórios de inteligência artificial. Esses laboratórios deverão contar com o apoio da iniciativa privada, da comunidade acadêmica, assim como as startups.

Outro anúncio ainda mais quente (que ela recebeu durante o intervalo do almoço do evento) é que o MCTIC e a Softex irão anunciar na próxima terça feira (4 de fevereiro) outro chamamento onde o governo vai apoiar até 100 projetos de até R$ 500 mil na área de inteligência artificial, sendo que a área de saúde será uma das áreas prioritárias.

Regiane também anunciou mudanças na lei do bem, no Funtel e na lei de inovação que também têm “muito dinheiro na mesa” para a área de saúde e qualidade de vida.