Notícia

MundoGeo

Ministério da Ciência e Tecnologia inicia processo de seleção para diretor do Inpe

Publicado em 02 setembro 2009

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) instituiu processo para seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse processo será realizado por um comitê de especialistas nomeado pelo ministro Sergio Rezende.

O sistema de escolha de dirigentes por meio de comitê de busca vem sendo praticado para os cargos de direção de todas as unidades de pesquisa do MCT. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O comitê para o Inpe, presidido por Marco Antônio Raupp (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), tem como membros Alberto Passos Guimarães (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Carlos Henrique de Brito Cruz (Fapesp), Hadil Fontes da Rocha Vianna (ministro das Relações Exteriores) e Michal Gartenkraut (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron).

Poderão se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados.