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ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística

Minicurso: Literatura. Cinema. Dramaturgia. Territórios em Diálogo – PUC-SP/USP (1 notícias)

Publicado em 31 de maio de 2017

Minicurso

Literatura. Cinema. Dramaturgia. Territórios em Diálogo

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Maria do Rosário Lupi Bello

Universidade Aberta – Lisboa; CECC

Datas: 13 e 14 de junho de 2017

Horário: das 9h às 13h

Total de horas: 8h

Local: Edifício Bandeira de Melo – Sala 4E-03

Gratuito, vagas limitadas!

Informações: 3670-8412

Inscrições abertas: http://celp.fflch.usp.br/cinemalupi

Realização:

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária PUC/SP

Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa USP.

Apoio:

Grupo de Pesquisa Categorias da Narrativa PUCSP

Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa USP

SINOPSE E PROGRAMA (VER TAMBÉM NO SITE)

Sinopse: Partindo da análise de algumas obras escolhidas, propõe-se uma reflexão sobre as fronteiras e as contaminações entre três territórios que mutuamente se influenciam e fecundam: a literatura narrativa, o drama e o cinema. Embora a maioria das obras cinematográficas seja o resultado da adaptação ao ecrã de textos narrativos (contos, novelas, romances) – o que, por si só, é profundamente significativo –, o cinema não pode escapar a uma inegável componente teatral, visível tanto na mise-en-scène que lhe dá forma quanto em alguns dos códigos de que faz uso. Tal dimensão torna-se mais evidente nos casos em que a obra fílmica explícita ou implicitamente dialoga com a arte dramática, seja por se tratarem de adaptações de peças de teatro, seja por adotarem específicos procedimentos de representação tributários da gramática teatral. A relação entre cada um destes três territórios está profundamente marcada pela dimensão temporal que os caracteriza e que se manifesta nos seus diversos modos de representação. O estudo de casos concretos permitirá confrontar essas diferenças e aprofundar o conhecimento da ontologia de cada uma destas manifestações artísticas, lançando pontes para outras formas de expressão.

Programa:

13 Junho – Introdução

Contributo teórico para o estudo das relações entre a literatura, o teatro e o cinema

Alguns exemplos:

– Hitchcock, Janela Indiscreta (1954): O espectador imóvel

– Carl Dreyer, A Palavra (1955): Vida e morte em cena

– Manoel de Oliveira, Vou para casa (2001): O cinema como teatro da vida

– Polanski, O deus da carnificina (2011): Ver a cena pelo olho da câmara

14 Junho – Outros cruzamentos e contaminações: os casos da pintura e da televisão

Exemplos:

– Stuart Burges e Oliver Parker, A Importância de ser Ernesto (1986; 2002): Diferentes testemunhos da importância de adaptar peças.

– Victor Erice, O Sol do Marmeleiro (1993): Pintar a passagem do tempo

– Manoel de Oliveira, O Gebo e a Sombra (2012): Filmar o palco como uma tela

Conclusões

Bibliografia

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