Notícia

Gestão C&T

Minas Gerais terá diagnóstico do conhecimento sobre biodiversidade

Publicado em 09 agosto 2007

Aconteceu ontem (8), na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o lançamento do projeto Diagnóstico do Conhecimento da Biodiversidade no Estado de Minas Gerais. Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Sectes/MG), em parceria com a Fundação Biodiversitas, o projeto criará uma base de dados para apoiar a implantação do programa Biota Minas, realizado pela Secretaria e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), instituição associada à ABIPTI.

O encontro contou com a presença de pesquisadores, biólogos e representantes de instituições de ligadas à C&T e ao meio ambiente do Estado.

Primariamente, o projeto pretende analisar e congregar todo o conhecimento sobre a biodiversidade de MG. O resultado desse diagnóstico possibilitará, além da implantação do Biota Minas, o mapeamento do repertório por áreas temáticas, e a identificação de lacunas de informações e demandas requeridas para as diferentes áreas.

O financiamento, da ordem de R$ 230 mil, é feito pela Fapemig. Ao todo, serão 12 áreas temáticas em que estarão concentrados os esforços do projeto: Diversidade de Vertebrados; Diversidade de Invertebrados Terrestres; Diversidade de Organismos Aquáticos; Diversidade Botânica; Diversidade Microbiana; Diversidade Genética; Rede de Unidades Prioritárias para a Conservação; Manejo e Reprodução de Espécies Silvestres; Recuperação de Áreas Degradadas; Uso Sustentável; Biotecnologia; e Geoprocessamento. A previsão para que os primeiros resultados sejam divulgados é de um ano.

Após a cerimônia de lançamento, foram realizadas palestras e debates. Os temas apresentados foram: o programa Biota/Fapesp, os avanços na gestão de dados e informações sobre espécies e os objetivos do projeto em questão.

O programa Biota/Minas deverá ser iniciado em um ano. Seguindo os moldes do Biota/Fapesp, a versão mineira irá inventariar as informações sobre a grande biodiversidade de MG.

Mais informações, no site www.biodiversitas.org.br ou pelo telefone (31) 2129-1300.