Notícia

Difundir

MIMO traz mostra sobre cultura caipira paulista

Publicado em 13 novembro 2012

O Museu da Indumentária e da Moda, o MIMO (www.mimo.org.br), projeto digital e interativo idealizado por pesquisadores do Mestrado em Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, apresenta mostra inédita sobre a atriz Geny Prado, uma das grandes parceiras do maior astro da cultura caipira brasileira, Mazzaropi.

“A exposição apresenta a trajetória dessa comediante, que também passou pelo rádio e TV, revelando em suas personagens a cultura caipira paulista. Nas imagens, os trajes e o figurino, além de fotografias pessoais da atriz, demonstram um verdadeiro panorama da moda feminina do Brasil na época”, explica a professora Genny Abdelmalack, curadora da exposição.

Contracenando principalmente como esposa, Geny fez uma dobradinha inesquecível com Mazzaropi no cinema nacional, participando de mais de 20 produções cinematográficas. Se ele representa a imagem do caipira no cinema brasileiro, Geny Prado, com certeza, foi o contraponto feminino. O seu último trabalho foi em A Marvada Carne, quando interpretou Nhá Policena. Geny Prado morreu em 1998, aos 78 anos.

Sobre o MIMO

Idealizado por um grupo de pesquisadores do Mestrado em Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi, o Museu da Indumentária e da Moda, o MIMO, é um projeto digital e interativo que apresenta como proposta a reunião de registros virtuais de obras de criadores de moda, objetos de desejo e galeria de fotos de álbuns de família, que irão compor um centro de pesquisas de referências conceituais, metodológicas e imagéticas, disponível para consulta por qualquer pessoa que se interessar pelo tema. O museu abriga exposições virtuais contínuas, além de um acervo de tecidos e aviamentos baseado na digitalização de aproximadamente duas mil e quinhentas fichas catalogadas pela Teciteca Dener Pamplona de Abreu, da Universidade Anhembi Morumbi. A iniciativa conta com o apoio nacional do Ministério da Cultura (MinC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com 60 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando 740 mil alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Sobre a Rede Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições de ensino que possuem mais de 40 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: BSP - Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Unida da Paraíba (UNPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities

Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 60 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Cerca de 740 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio. As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede em temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.