Notícia

Info Exame online

Microsoft lança versão do Internet Explorer para desenvolvedores

Publicado em 16 junho 2014

A Microsoft lançou nesta segunda-feira o Internet Explorer Developer Channel, versão de seu navegador voltada especialmente para desenvolvimento. O browser terá um cronograma de atualizações diferente do IE finalizado, e servirá como um canal para a empresa apresentar novas funcionalidades do programa aos desenvolvedores.

 

O software, portanto, funcionará de forma bem diferente das velhas edições beta. Em vez de ser descontinuado a cada update no Internet Explorer, por exemplo, ele seguirá ativo, como um navegador separado ? tanto que ele poderá rodar paralelamente ao browser finalizado, mais ou menos nos moldes do Chrome Canary e do Firefox Aurora.

 

Também de forma similar ao que acontece nos canais de desenvolvedores dos concorrentes, novos recursos adicionados ao IE Developer Channel não terão uma data certa para estrear nas versões finais do programa. O ritmo de updates e a forma como eles serão aplicados nesse software mais ?cru?, no entanto, não foram especificados. Mas como citou o Ars Technica, se a Microsoft seguir o padrão dos rivais, novidades devem aparecer a cada seis semanas e instaladas automaticamente.

 

Novos recursos - O programa lançado nesta segunda já chegou com algumas melhorias no WebGL e com duas novas ferramentas interessantes na engine, que devem ser incluídas em alguma futura versão do navegador da MS.

 

A primeira é a Gamepad API, que libera o suporte a controles (como o do Xbox 360) em games online, baseados no browser - que a empresa já incluiu, para fins de teste, no Hover.IE, no Escape from XP e na Atari Arcade, coletânea de jogos clássicos do Atari lançada em 2012. Já a segunda é o WebDriver, um padrão para automação em navegadores, usado possivelmente para criar scripts que clicam em links automaticamente, preenchem campos e até navegam. É basicamente um "simulador de usuário", que pode facilitar consideravelmente o trabalho de desenvolvedores.

 

Fora essas mudanças internas, o navegador de testes também vem com algumas novidades na parte externa, mas também voltadas para a parte de desenvolvimento. As F12 Developer Tools (acima), por exemplo, ganharam alguns novos detalhes na interface e melhorias nos sistemas de autocompletar, debugging e visualização de uso de memória, entre outros.

 

Se quiser baixar e testar o Internet Explorer Developer Channel, acesse a página oficial do programa nos domínios da Microsoft. Há versões para Windows 7 SP1 de 32 e 64-bits e para o Windows 8.1, todos rodando o IE 11. Novos recursos e padrões devem ser incluídos em atualizações futuras, e dá para acompanhar essas mudanças por aqui.