Notícia

Gazeta Mercantil

Microsoft incentiva pesquisa

Publicado em 11 abril 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Microsoft lançaram ontem o Instituto Microsoft Research - Fapesp de Pesquisa em TI, para financiar instituições paulistas em projetos de tecnologia e comunicações. A entidade prevê investir inicialmente R$ 1,6 milhão, valor dividido igualmente entre as parceiras.

Os projetos devem seguir temas pré-definidos pelo instituto e que abordam desde o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo a serviços de educação e saúde. "Um dos interesses é permitir o acesso de comunidades carentes à internet", exemplifica Henrique Malvar, diretor da Microsoft Research, braço de pesquisas criado em 1991 pela companhia e com laboratórios nos Estados Unidos, Inglaterra, China e Índia. A parceria com a Fapesp é a primeira do gênero na América Latina.

A primeira chamada de propostas foi aberta ontem e envolve R$ 1 milhão. Os interessados têm até 11 de junho para apresentar os projetos. A expectativa é de receber 30 propostas de pesquisa para seleção, segundo afirmou o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz. Serão selecionadas cerca de cinco propostas.