Notícia

Agência USP de Notícias

Microsoft-Fapesp seleciona projeto do IME

Publicado em 24 março 2011

O professor Ronaldo Fumio Hashimoto, do Instituto de Matemática e Estatistica (IME) da USP, foi um dos contemplados pela quarta chamada pública da parceria de pesquisas em tecnologia da informação entre a Microsoft Research e a Fundação de Amparo à Pequisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Seu projeto Integração de dados em biologia de sistemas: caracterização de fenômenos viológicos a partir de informações estruturais e funcionais foi um dos quatro escolhidos pela parceria.

O trabalho desenvolvido pelo docente basicamente aplica ferramentas matemáticas e computacionais para inferência, avaliação e visualização de redes de regulação gênicas, que nada mais são do que o inter-relacionamento entre as entidades biológicas envolvidas em um mesmo processo.

Em geral, as propostas escolhidas se enquadram na área denominada EEE, – “Terra, Energia e Ambiente” em português – que se diz promissora no Brasil e apresenta complexos problemas referentes à visualização e tratamento de vastos conjuntos de dados.

Para dar continuidade aos projetos selecionados, o convênio Microsoft Research-Fapesp disponibilizará em média R$ 250.000,00 para cada. As pesquisas devem estar concluídas dentro de, no máximo, 24 meses. Não há previsão para a divulgação da próxima chamada pública.

Com informações da Agência Fapesp

Mais informações: site www.fapesp.br/acordos/microsoft

Do USP Online