Notícia

DCI

Microsoft e Fapesp firmam acordo de pesquisa em TI

Publicado em 30 novembro 2009

A Microsoft, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vai financiar quatro novos projetos de pesquisa avançada em Tecnologia da Informação (TI) nas áreas de biodiversidade, clima e bioenergia. O investimento conjunto, que deve ser anunciado hoje, será de US$ 500 mil e virá através do Instituto Microsoft Research-Fapesp, criado em 2007. Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil, diz que a empresa pretende, assim, "responder à demanda global por produção científica na área da tecnologia da informação". A iniciativa, segundo Levy, já recebeu investimentos da ordem de US$ 2 milhões.

"A Microsoft já atua amplamente no mercado educacional por duas frentes", afirma Levy. Segundo ele, a empresa apoia a criação de soluções voltadas à educação, tanto para o uso da tecnologia em sala de aula como para gestão de instituições de ensino. "As soluções são desenvolvidas em nossa rede de parceiros", afirma o executivo.

Nos últimos seis anos, os programas educacionais da Microsoft já beneficiaram mais de 700 mil pessoas, sendo 381,9 mil educadores e 324,3 mil estudantes da rede pública de ensino no Brasil.

Com os quatro novos projetos a serem anunciados hoje, a parceria da Microsoft com a Fapesp terá sob seu financiamento 11 pesquisas em desenvolvimento no País.