Notícia

Agito SP

Metrô recebe mostra fotográfica que traz mulheres “De Peito Aberto” contra o câncer

Publicado em 11 abril 2012

Agito SP

Ação que envolve exposição fotográfica com ensaios de 50 pacientes tratadas de câncer de mama ao redor do mundo e palestras interativas faz parte do projeto “De Peito Aberto – A autoestima da mulher com câncer de mama. Uma abordagem humanista”, idealizado pela jornalista e escritora Vera Golik e pelo fotógrafo Hugo Lenzi e que percorrerá entre abril e junho as Estações das Clínicas, Luz, República e Paraíso. Oncologistas do A.C.Camargo – apoiador oficial do projeto – ministrarão palestras interativas nos dias 14 de abril, 12 de maio e 16 de junho. Primeira parada, Estação Clínicas, a mostra ocorre de 10 a 30 de abril

O Hospital A.C.Camargo é um dos apoiadores do projeto “De Peito Aberto”, que realizará durante os meses de abril, maio e junho de 2012 uma série de palestras interativas em estações do metrô de São Paulo e uma exposição fotográfica que trará ensaios e relatará as trajetórias de enfrentamento do câncer de mama por parte de 50 mulheres ao redor do mundo, dentre elas pacientes tratadas no A.C.Camargo, em São Paulo. A exposição, com entrada gratuita, poderá ser conferida nas Estações Clínicas (10 a 30 de abril), Luz (10 a 31 de maio) e República (10 a 30 de junho).

No Espaço Encontro, situado na Estação Paraíso, serão promovidas palestras interativas nos dias 14 de abril, 12 de maio e 16 de junho, oportunidade para o público interagir com oncologistas do Hospital A.C.Camargo para debate sobre câncer de mama e outros temas relacionados à saúde da mulher, buscando levar informação de qualidade e quebrar paradigmas que envolvem prevenção, diagnóstico e tratamento. “Nosso objetivo é estimular a disseminação de informações, que contribuam para derrubar mitos e promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento qualificado do câncer”, ressalta a Superintendente de Marketing do Hospital A.C.Camargo, Adriana Seixas Braga.

Idealizada pela jornalista e escritora Vera Golik e pelo fotógrafo Hugo Lenzi, a exposição Fotográfica De Peito de Aberto traz mulheres do Brasil, Espanha e Estados Unidos, entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama — o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. “A mostra realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo”, afirma Vera.

Com imagens inéditas, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares, e médicos de todo o país que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado”, conta o fotógrafo Hugo Lenzi.

Segundo Adriana Braga, o projeto De Peito Aberto cumpre o papel de levar informação de qualidade ao mesmo tempo que trata do tema câncer de mama com ótima didática e muito humanismo. “A exposição é uma continuidade do livro, que traz lindas histórias de vida e ensaios fotográficos que aliam beleza artística com muita veracidade, presente nos olhares de todas as pacientes retratadas. Este projeto propiciou a nós também a oportunidade de termos entre as mulheres que dão vida ao livro algumas pacientes tratadas no A.C.Camargo. Com isso, podemos conferir relatos de como a ação de nossos médicos, enfermeiros e demais colaboradores é importante para ajudar a construir uma trajetória de superação e alegria”.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica — Locais e datas de visitação:
• Estação Clínicas: de 10 a 30 de abril
• Estação Luz: de 10 a 31 de maio
• Estação República: de 10 a 30 de junho

Palestras Interativas com oncologistas do Hospital A.C.Camargo
• 14 de abril
• 12 de maio
• 16 de junho
• Local: Estação Paraíso — Espaço Encontro
• Horário: sempre às 15 horas

Sobre o Hospital A.C.Camargo – Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2011, o Hospital foi eleito pela terceira vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo e pela segunda vez consecutiva entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.