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Meta é combustível menos poluente

Publicado em 13 maio 2014

A necessidade da mudança para um combustível menos poluente veio de pressões sobre a indústria aeronáutica, que assumiu o compromisso de reduzir seu impacto ambiental e estabeleceu metas para atingir um crescimento neutro em carbono até 2020. A intenção é reduzir emissões de dióxido de carbono em 50% até 2050 num cenário comparativo aos níveis de emissão de 2005.

Diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas, inclusive no Brasil, para que se produza um biocombustível para aviação economicamente viável e que cumpra as estritas exigências aeronáuticas.

Uma dessas iniciativas foi a demonstração da viabilidade técnica de um biocombustível produzido a partir da cana de açúcar, realizada através de voo-teste com um Embraer 195, durante a Rio+20, em 2012, já como resultado dos trabalhos na Unicamp.

Em 2011, uma parceria entre Embraer, Boeing e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pesquisou a possibilidade da constituição de um Plano de Voo para Biocombustíveis de Aviação no Brasil: Plano de Ação.

Esse projeto foi criado no ano passado e aponta os principais rumos para o desenvolvimento de uma indústria sustentável de biocombustíveis para o setor aéreo no Brasil.