O mestrando de Biociências e Biotecnologia em Saúde (BBS) da Fiocruz Pernambuco, Matheus Alves, que recentemente ganhou uma bolsa de estudo do Centro de Biologia Estrutural do Mercosul (Cebem), foi um dos selecionados para a Escola Paulista de Ciência Avançada em Nanotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente (SPSAS NanoAgri&Enviro). O evento “é um ambiente multidisciplinar altamente favorável para a troca de experiências e integração de conhecimentos para inovação em nanotecnologia com segurança, responsabilidade e sustentabilidade em um cenário internacional globalizado”, segundo os divulgadores do SPSAS NanoAgri&Enviro.
Marcada para 3 a 15 de julho próximo, no Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas (SP), essa escola é promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Na programação estão agendadas atividades didáticas entre aulas teóricas interativas, experimentos práticos (hands-on), apresentação de resultados de pesquisas (seções de pôsteres e seminários) e visitas técnicas às seguintes instituições:
• Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) - Campinas
• Universidade de São Paulo (USP) - Piracicaba
• Universidade Estadual Paulista - Sorocaba
• Universidade de Sorocaba (Uniso)
• Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
A Escola Paulista de Ciência Avançada em Nanotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente reunirá participantes residentes no Brasil e internacionais.
Atualmente, Matheus está na Universidade de Coimbra, em Portugal, por meio do programa de Auxílio à Mobilidade Discente (AMD) da Facepe, desenvolvendo parte da sua pesquisa de mestrado. Seu estudo, orientando pelo pesquisador Fábio Formiga, investiga o potencial de algas marinhas do litoral pernambucano para a síntese sustentável de nanomateriais de interesse biotecnológico.