Notícia

Mundo das Tribos

Mestrados Fapesp

Publicado em 13 fevereiro 2012

Por por Flavia Yoshitani

A FAPESP é uma agência de fomento a pesquisa científica do estado de São Paulo e distribui bolsas de estudo para mestrado.

A pesquisa acadêmica deve ser valorizada pelo país, pois é ela que desenvolve estudos científicos e tecnológicos para a sua melhora social e educacional. Por isso, o Estado de São Paulo criou a FAPESP, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, uma agência de fomento a pesquisa científica e tecnológica do Brasil. Com a verba correspondente a 1% do total arrecadado pela receita tributária estadual, a FAPESP consegue dar apoio e financiamento a investigação, intercâmbio e divulgação da ciência e da tecnologia paulistanas. Sendo assim, se você pretende fazer um mestrado, saiba como pedir o auxílio da FAPESP.

Para concorrer a uma bolsa de estudos da FAPESP, o aluno deve estar regularmente matriculado em um programa de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública ou privada e o seu orientador precisa ter o título de doutor ou qualificação equivalente. O projeto é responsabilidade do orientador, porém o candidato deve estar participando intensamente de sua elaboração.

A bolsa pode durar entre 6 meses e 2 anos, sempre com início no primeiro dia de cada mês. Ela é concedida em nível MS-I e MS-II. Durante esse tempo, o aluno poderá pedir a interrupção da bolsa por até 6 meses para participar de programa de bolsa no exterior de outra agência ou de outro tipo de financiamento, contanto que a solicitação de autorização seja feita pelo orientador com justificativa circunstanciada.

 

Ao contrário dos anos anteriores, em que as bolsas podiam ser solicitadas apenas duas vezes ao ano, em 2012 elas poderão ser solicitadas em qualquer mês, exceto janeiro, quando os funcionários da instituição estão em férias coletivas.

Os requisitos básicos para conseguir uma bolsa de mestrado da FAPESP são: concluir a graduação no prazo normal com excelente histórico escolar e estágio bem sucedido de iniciação científica, estar matriculado em programa de pós-graduação, dedicação exclusiva ao curso e a pesquisa, não ter vínculo empregatício e não ter pendências com a FAPESP.

Faça um projeto científico e envie a FAPESP para concorrer a uma bolsa de estudos. (Foto: Divulgação)

Com todos esses pré-requisitos obedecidos e com um bom projeto de pesquisa, você obterá a bolsa de estudos da FAPESP com valor de no mínimo R$1.477,20 e no máximo, R$1.568,40. Portanto, se você foi um bom aluno na graduação e tem um projeto de pesquisa que pode colaborar para o avanço tecnológico e científico do país, acesse o site da FAPESP em http://www.fapesp.br e solicite uma bolsa.