Notícia

Jornal Primeira Página

Mestrado: o caminho sonhado por muitos

Publicado em 06 fevereiro 2011

Por

Sair da graduação e ingressar no mestrado é o desejo de muito estudantes. Com os alunos da UNICEP também não é diferente. Muitos alunos conseguem seguir essa trajetória sonhada por tantos. Juliana Torini, ex-aluna da UNICEP, é mestranda em Física Aplicada à Biologia Molecular no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

"Faço mestrado em Física aplicada à Biologia Molecular, no programa de pós-graduação em física no IFSC da USP. Sou bolsista Fapesp e meu projeto é determinar as constantes cinéticas e a estrutura cristalográfica de duas proteínas envolvidas na via de salvação de purinas do Schistossoma mansoni. Esse projeto faz parte de um projeto maior que visa à determinação estrutural de todas as proteínas das vias de salvação de purinas e pirimidinas do parasita.". Juliana tem seu projeto coordenado pelo Dr. Humberto D"Muniz Pereira e pelo prof.° Dr. Richard Charles Garratt, orientador e co-orientador, respectivamente.

A UNICEP contribuiu muito para que a bióloga chegasse ao mestrado. "O curso da UNICEP teve contribuição direta para meu ingresso no mestrado, já que o Dr. Humberto faz parte do corpo docente da instituição. Foi durante suas aulas que me interessei pela área e, devido ao meu interesse, o professor me convidou a trabalhar no laboratório, e a decisão pelo mestrado se deu automaticamente".

Juliana ainda conclui: "Através de minha experiência pessoal, concluo que um corpo docente experiente e envolvido em pesquisas em grandes centros de referência no país contribui não só para a formação dos alunos, mas também abre portas para que esses tenham conhecimento e, ainda, acesso a uma ampla gama de possibilidades de atuação"