Notícia

Unaerp

Mestrado em Tec. Ambiental promove 1º Workshop sobre Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada

Publicado em 11 novembro 2011

O 1º Workshop sobre Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada, que começou hoje, às 8 horas da manhã, no Teatro Bassano Vaccarini, é promovido pelo Programa de Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unaerp e conta com palestras e debates sobre desenvolvimento e aplicação de tecnologias ambientais no começo do século XXI.

Coordenado pelo professor doutor Reinaldo Pisani Júnior, o workshop está discutindo temas, resultados de pesquisas e alternativas na área ambiental. A abertura do encontro foi realizada pela professora doutora Neide Aparecida de Souza Lehfeld, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ensino, que destacou a importância das pesquisas ambientais desenvolvidas na Universidade, além de valorizar a modalidade do Programa de Mestrado. "O mestrado profissional é uma tipologia diferente e atende à política governamental de pós-graduação no sentido de aproximar o setor produtivo do ambiente acadêmico", afirmou.

No workshop, temas como tratamento de água e resíduos gerados pelas estações de tratamento, abordados na palestra proferida pelo professor doutor e pesquisador da Universidade, Luiz Di Bernardo, apresentaram tecnologias de tratamento de água e dos resíduos gerados nas ETAs (estações de tratamento de água). Para o pesquisador, "esse primeiro workshop tem o objetivo de mostrar aos alunos as formas de acesso e as técnicas da atualidade no setor ambiental. Hoje não se consegue executar qualquer obra relacionada ao tratamento de água, se não houver o tratamento dos resíduos em conjunto", explicou.

O mestrado em Tecnologia Ambiental da Unaerp se distingue por suas linhas de pesquisas aplicadas em curto prazo, com interesse imediato do setor produtivo público ou privado. Para o ex-presidente da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Fernando Cardo Fernandes Reis, "a Unaerp, na sua área de tecnologia ambiental, desenvolveu um dos primeiros programas de mestrado profissional do País", considerou. Ele ainda lembra que a Universidade está localizada em uma região em forte processo de industrialização, que melhorou muito nos últimos anos em termos de qualidade das tecnologias desenvolvidas e aplicadas. "Mas ainda estamos longe de um cenário ideal. Para isso, se a Universidade junto com os próprios órgãos ambientais não estiver envolvida no desenvolvimento de pesquisas que busquem soluções para esses problemas, perderemos tempo até que esses problemas sejam efetivamente solucionados".

A Unaerp, através do Mestrado em Tecnologia Ambiental e da Unidade de Biotecnologia, é pioneira em estudos ambientais e participa dos principais grupos de pesquisa na área do País, como o Prosab - Programa de Integração da Rede Cooperativa de Pesquisa em Saneamento Ambiental e Habitação, subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Ministério das Cidades. A Universidade também é a única instituição privada a integrar o Programa de Resíduos Químicos, com apoio da Fapesp.

O 1º Workshop de Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada em Tecnologia Ambiental será encerrado às 17 horas com uma visita aos laboratórios de pesquisa da Unaerp.