Notícia

Senac SP

Mestrado em Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário Senac tem a primeira pós-doutoranda da instituição

Publicado em 22 abril 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

concedeu, de forma inédita, uma bolsa de estudos para pesquisa na área de moda à Dra. Beatriz Helena Fonseca Ferreira Pires. Seu projeto, "Corpos Insólitos — Adensadores de Tempos, Reveladores de Longínquas Memórias", será desenvolvido como pós-doutorado, durante um ano, no Centro Universitário Senac campus Santo Amaro. Vale ressaltar que, neste momento, a tese de doutorado de Beatriz, realizada na Faculdade de Educação da Unicamp, está sendo apreciada pela Editora Senac para possível publicação.
Sob a supervisão do professor Dr. Ernesto G. Boccara, a pesquisadora irá realizar produções científicas e participar de atividades acadêmicas, como por exemplo orientar a iniciação científica e lecionar na graduação e na pós-graduação do campus. Dra. Beatriz passa a fazer parte do corpo permanente de docentes do Mestrado em Moda, Cultura e Arte, durante a vigência da bolsa.
"A pesquisadora fez seu curso de mestrado no Instituto de Artes da Unicamp sob minha orientação e já havia se destacado com uma dissertação que deu origem ao livro "O Corpo como Suporte da Arte", publicado pela Editora Senac. Agora poderá continuar divulgando artigos e participando de congressos como pós-doutoranda", ressalta Ernesto.
O pós-doutorado é um marco valioso para a área de Moda no Senac. O crescimento e o reconhecimento da área na instituição são cada vez maiores. A expectativa é que a distinção dada pela FAPESP situe ainda mais o Senac no meio acadêmico.
"Entre os fatores analisados pela FAPESP, pesou a potencialidade da instituição, que tem ótima infra-estrutura e convênio com a ESMOD - Escola Superior de Moda de Paris", afirma o professor doutor.
"É a primeira pós-doutoranda da pós-graduação do Senac e as atividades e os resultados de sua pesquisa serão acompanhados como parte da movimentada vida acadêmica do curso", disse a coordenadora do curso, a Profa. Dra. Maria Lucia B. Ramos.
A ascensão do Mestrado em Moda, Cultura e Arte também pode ser considerada um destaque na pesquisa acadêmica no Brasil. O curso, lançado recentemente, foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em dezembro de 2004, e teve sua primeira turma selecionada no segundo semestre de 2005. A obtenção de bolsa de pós-doutorado por meio de apoio governamental representa uma grande realização para o curso assim como para a instituição.