Notícia

Plantão News (MT)

Mestrado em Físico-Química com Bolsa da FAPESP

Publicado em 31 janeiro 2017

O Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece oportunidade a candidatos interessados em cursar o Mestrado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 1º de março.

Os bolsistas participarão do projeto Jovem Pesquisador da FAPESP "Desenho e Controle de Padrões Eletroquímicos Auto-organizados", sob orientação de Raphael Nagao.

A ideia central do projeto consiste em compreender o fenômeno de auto-organização espaço-temporal em sistemas químicos afastados do equilíbrio termodinâmico. O conhecimento adquirido será utilizado no controle e desenho racional de materiais micro e nanoestruturados que mimetizam artificialmente o processo de fotossíntese e fototropismo.

A linha de pesquisa é interdisciplinar, portanto, pessoas que atuam nas áreas de Química, Física, Engenharia e áreas correlatas são bem-vindas.

Os candidatos devem apresentar iniciativa, independência e automotivação na pesquisa; excelente histórico acadêmico acompanhado do Currículo Lattes; conhecimento avançado em inglês e disponibilidade de realizar estágio científico no exterior; e interesse no desenvolvimento de experimentos espectro-eletroquímicos e/ou simulações numéricas.

Os interessados devem entrar em contato com Raphael Nagao no e-mail nagao@iqm.unicamp.br.

Para mais informações sobre o projeto acesse www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/94706/desenho-e-controle-de-padroes-eletroquimicos-auto-organizados.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1345/.

Para mais informações sobre bolsas de mestrado acesse fapesp.br/bolsas/ms.

Informação sobre valores de bolsas estão disponíveis em fapesp.br/3162.

Agência Fapesp