Notícia

RedeNotícia

Mestrado em biologia e envelhecimento

Publicado em 18 agosto 2011


Agência FAPESP – A partir de 22 de agosto estarão abertas as inscrições para o mestrado em Biologia e Envelhecimento da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), entidade ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

O objetivo do curso é formar massa crítica para a docência e pesquisa voltada aos processos biológicos, epidemiológicos e sociais envolvidos na manutenção da saúde e no desenvolvimento das doenças nas diversas etapas do ciclo da vida, com foco no processo do envelhecimento.

Serão disponibilizadas 15 vagas a profissionais da área de saúde e afins, distribuídas em três linhas de pesquisa.

A linha de pesquisa “Gestão e educação em saúde com ênfase em métodos ativos de ensino-aprendizagem” abrange o conhecimento interdisciplinar no campo da gestão e organização dos serviços de saúde, voltado ao uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem tanto na formação de profissionais como na educação em saúde.

A outra linha, “Organização morfofuncional e homeostasia nas diferentes fases do ciclo da vida”, tem como propósito a investigação científica interdisciplinar da organização estrutural e funcional do organismo desde a fecundação até a morte.

Já “Aspectos biológicos, epidemiológicos e sociais relacionados ao envelhecimento e às doenças associadas” investiga os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e epidemiológicos envolvidos no envelhecimento, além do diagnóstico e da terapêutica das doenças associadas a essa etapa do ciclo da vida.

O processo seletivo será constituído de três etapas. Na primeira, será realizada a análise do pré-projeto entregue na inscrição. Em seguida, serão analisados o currículo Lattes e o histórico escolar completo do candidato. A última fase será composta pela arguição do projeto apresentado.

O prazo para inscrições se encerra em 9 de setembro de 2011.

Mais informações: www.famema.br/mestradoacademico