Notícia

LabNetwork

Mestrado e iniciação científica em bioinformática no Hemocentro de Ribeirão Preto

Publicado em 16 novembro 2021

Vagas são para projeto que investiga a composição do viroma em doadores de sangue e em pacientes com doenças diversas

Uma vaga de mestrado e outra de iniciação científica na área de bioinformática, ambas com bolsa da Fapesp, são oferecidas pelo projeto “Avaliação do impacto de vírus emergentes e reemergentes em hemoterapia e transplante de células-tronco por meio de técnicas moleculares avançadas”. As inscrições devem ser feitas até sábado (20/11).

A pesquisa é conduzida pelo grupo de metagenômica do Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), sob a coordenação de Svetoslav Nanev Slavov.

O objetivo geral é avaliar a composição do viroma em vários grupos de pacientes com doenças e nos doadores de sangue. Assim, além de ter uma melhor visão sobre os agentes virais que infectam pacientes imunossuprimidos, a pesquisa busca alternativas para entender a epidemiologia molecular dos vírus infectantes e melhorar o manejo clínico desses patógenos.

O candidato à vaga de iniciação científica deve estar no último ano da graduação na área de ciências de computação, bioinformática ou áreas biológicas. Deve ter conhecimentos básicos de programação computacional e conhecimentos gerais de programação em linguagens como Python, R, Linux, entre outros. Experiência prévia com bancos de dados e conhecimentos básicos estatísticos são desejáveis.

Já a oportunidade de mestrado exige graduação em ciências biológicas, biomédicas, farmacêuticas ou correlacionadas e domínio básico de técnicas moleculares de sequenciamento, amplificação de ácidos nucleicos e trabalho em equipe. É desejável conhecimentos básicos na área de bioinformática e estatística básica.

Os interessados devem encaminhar carta de interesse, currículo Lattes atualizado e duas referências para o e-mail de Slavov (svetoslav.slavov@hemocentro.fmrp.usp.br ou svetoslav.slavov@butantan.gov.br).

Mais informações sobre as vagas aqui.

A bolsa de iniciação científica tem duração de 6 a 12 meses, a depender do desempenho do bolsista. O valor mensal da bolsa é de R$ 695,70. Mais informações sobre bolsas de iniciação científica estão disponíveis aqui.

Os requisitos e benefícios da bolsa mestrado da Fapesp estão disponíveis no site.