Notícia

Deljipa

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações terá sua primeira edição em Outubro.

Publicado em 05 outubro 2020

Outubro passou a ser o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A data, que agora será comemorada todos os anos, foi instituída por Decreto Nº 10.497/2020.

E na primeira edição da data está programada uma série de atividades, programas e palestras, por todo o país, nos próximos 30 dias, com o objetivo de divulgar ações de ciência e tecnologia e tornar o tema cada vez mais acessível à população. A ideia é inspirar toda a família, sobretudo as crianças e os jovens, promovendo, assim, melhorias na qualidade de vida das pessoas.

“É importante essa proximidade científica da população, especialmente dos jovens, para que eles vejam na ciência uma visão do seu futuro, as possibilidades que têm pela frente”, disse o ministro Marcos Pontes.

“Não adianta ter o maior equipamento do planeta se a gente não tiver jovens interessados em ciência e tecnologia, se a gente não tiver a população ciente do que acontece com a ciência e a tecnologia, de como isso pode melhorar a vida delas”, ressaltou.

A data também quer promover o debate sobre a importância dos impactos científicos em todo o mundo. O ministro destacou que, neste ano, com a Covid-19, a ciência e a tecnologia ultrapassaram barreiras e estão mais próximas da população.

“Uma situação como essa da Covid, é a situação crítica que a gente tem que tratar agora. A gente vê a necessidade da ciência como a única arma para vencer esse inimigo, que é o vírus em si, seja na produção de remédios, vacinas, testes e para conhecer essa doença de forma que a gente possa proteger melhor a nossa população, a população do planeta como um todo”, acrescentou Marcos Pontes.

Prêmio José Reis de divulgação científica e tecnológica

E para marcar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, foi entregue, nesta sexta-feira (2), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, um reconhecimento a jornalistas, pesquisadores, escritores e instituições que contribuem para a divulgação da ciência brasileira. O vencedor é o jornalista Carlos Fioravanti, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O prêmio é uma ação do CNPQ, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tradicionalmente realizada em outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está em sua 17ª edição e tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

Em especial no ano de 2020, por causa da Covid -19, o evento será eminentemente via internet, e acessível por meio dos canais do MCTI a todo o país e exterior. A semana acontece de 17 a 23 de outubro.

Saiba mais sobre a programação AQUI.

A Semana é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, empresas e entidades da sociedade civil.

Informações: MCTI