O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) vai realizar 330 eventos relacionados à área de tecnologia durante este mês. A expectativa é de que pelo menos 10 mil empresas participem das feiras, rodas de negócios, seminários, cursos e palestras, que acontecerão em todo o País. "Nós elegemos setembro como o mês da tecnologia e concentramos os eventos como uma forma de atrair a atenção dos empresários", explica Mirian Machado, supervisora da área de tecnologia do Sebrae Nacional.
Ainda em setembro, o Sebrae pretende lançar um cadastro de especialistas em tecnologia dispostos a prestar consultoria para micro e pequenos empresários. O cadastro já tem 7 mil nomes, mas o Sebrae ainda vai fazer uma seleção para identificar quem realmente pode ajudar as empresas no que diz respeito à transferência e ao desenvolvimento de tecnologias adaptadas à realidade de cada caso.
A programação do mês da tecnologia inclui ainda um debate com o ministro da Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, a ser transmitido pela emissora de tevê Rede Viva. O debate está previsto para o dia 27, mas ainda pode ter sua data alterada.
Entre os eventos programados, destacam-se a Tecno-mostra e a Fetec. A primeira acontecerá em Caxias do Sul (RS) entre os dias 18 e 21. A exposição contará com a participação de empresas criadas a partir do Programa de Incubadoras (destinado à formação de novas empresas), realizado normalmente em parceria com universidades e centros de pesquisa.
A Fetec (Feira de Tecnologia do Sebrae) será em Campina Grande (PB), de 21 a 24, e apresentará ao público programas de avanços tecnológicos criados por empresas de pequeno porte. Os detalhes sobre todos os eventos do Mês da Tecnologia podem ser obtidos nos Sebraes estaduais.
Notícia
Gazeta Mercantil