Notícia

Jornal Cidade - Rio Claro

Mente e mãos (1 notícias)

Publicado em 03 de março de 2022

Por Sr. Redator

Esse é o lema do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o mítico MIT, desde seu surgimento, em 1861, em Cambridge, na costa leste dos Estados Unidos. É uma referência à junção do ensino acadêmico com o técnico, um conceito que os americanos importaram da Alemanha naqueles tempos de industrialização acelerada.

Outra forma de interpretar mens et manus: a ciência alarga as fronteiras do conhecimento, mas ela pode e deve andar ao lado das aplicações práticas. O MIT se tornaria talvez a estrela mais brilhante na constelação de inovação montada pelos americanos, um ecossistema completo formado por universidades, centros de pesquisa, empresas, mercado financeiro, governo. Cerca de 90 pesquisadores e ex-alunos do MIT são vencedores do Prêmio Nobel.

O MIT foi peça marcante na criação de uma de nossas raras estrelas, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, como consequência, da Embraer. Temos uma base relativamente sólida para trabalhar, com muitos doutores e bons centros: Embrapa, Instituto Butantan, Fapesp e outros. O Brasil investe 1,2% do PIB em pesquisa e debro da média do investimento da rior ao de Rússia e Índia, e sem espanha.

No mundo emergente, só 1 China. As universidades precisam à chamada tríplice hélice da inova empresas e governo. Precisamos de mundo, até para facilitar a impor om tanta bagunça em nossa polí ti essas coisas. tes, Fápto. te 1,2% s envolvimento. E o dobro da r América Latina, superior ao d lhante ao de Itália e Espanha. estamos muito atrás da China., estar mais presentes na chamas ção, as outras duas são empresa mais integração com o mundo, tação de tecnologia. Com tanta ca, fica difícil pensar nessas coi » Renato Mendes Prestes, Águas Claras