Notícia

A Tarde (BA)

Menos ruído na área dos aeroportos

Publicado em 25 janeiro 2009

Por Fábio de Castro

Agência Fapesp

Reduzir o nível de ruído de aeronaves durante o voo é o maior desafio do Projeto Aeronave Silenciosa, que, neste ano, buscará bolsistas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O ruído das aeronaves, principalmente nos momentos que antecedem pousos e decolagens, tem grande impacto na qualidade de vida da população que vive próximo às zonas aeroportuárias.

Aeroportos em todo o mundo fazem restrições cada vez mais severas aos níveis de ruído produzidos, limitando a competitividade dos fabricantes que não conseguem reduzi-los.

O projeto, que conta com apoio da Fapesp, envolve seis universidades brasileiras sob coordenação acadêmica do professor Julio Romano Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Meneghini, o projeto, que vai até 2011, terá investimentos de R$ 11 milhões.

Parte dos recursos se destina à aquisição de um supercomputador com mais de 1,2 mil núcleos de CPUs para uso exclusivo do projeto. As primeiras pesquisas já foram iniciadas e, em 2009, com a instalação completa da infraestrutura, o projeto entrará em plena operação.

“O supercomputador está sendo montado e toda a estrutura do projeto já está preparada.

Em breve, buscaremos estudantes e pesquisadores que terão oportunidade de trabalhar em uma pesquisa tecnológica com aplicações práticas e na investigação de problemas científicos de ponta”, disse.

“Um projeto desse tipo é um polo de atração para estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica ou engenharia aeronáutica, que, muitas vezes, acabam indo para ramos que não têm relação direta com o que estudaram.

Aqui, pelo contrário, vamos trabalhar com uma questão científica muito rica e uma necessidade tecnológica importante”, afirmou.

A redução do ruído em aeronaves é uma tarefa tecnicamente complexa tanto na parte conceitual como em aspectos práticos, do tipo estabilidade e aerodinâmica.

Meneghini explica que o projeto será dividido em quatro plataformas principais: predição numérica de ruído, ensaios aeroacústicos em túnel de vento, procedimento operacional de baixo ruído com simulações usando ferramentas de performance para simulações e criação de métodos de design de baixo r uído.

“Como é muito difícil reduzir o nível de ruído, qualquer avanço já terá valido a pena. Se conseguirmos resultados bons em dois ou três anos, não tenho dúvidas de que isso terá um impacto importante, daqui a cinco ou sete anos, no projeto de novas aeronaves por parte da Embraer, que atendam a demandas de redução de ruído e possam pousar e decolar em mais aeroportos”, disse.

De acordo com Meneghini, o projeto tem envolvimento direto de 13 professores. A parte experimental, que inclui testes com aviões, ficará principalmente concentrada na Embraer. A EP-USP concentrará a maior parte da pesquisa da simulação numérica, que abrange a resolução de equações para calcular a velocidade e a pressão no campo do escoamento ao redor da aeronave.

As flutuações de pressão são as principais fontes de geração de ruídos de aeronaves.