O termo sustentabilidade define uma equação bem simples: necessidade x disponibilidade x longevidade. Quanto maior o uso dos recursos naturais para suprir as necessidades humanas, menor o legado disponível para as próximas gerações. É uma questão de equilíbrio, que estará em pauta no seminário Menos é Mais, realização da Globo, no dia 29 de junho, às 15h, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Lançada em março, Menos é Mais é uma ampla plataforma de comunicação para reflexão sobre consumo consciente. Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, afirma que a emissora sempre esteve aberta para manifestações sociais que fossem relevantes para a sociedade: “Quando uma empresa está abraçando uma causa, ela está abraçando um futuro. Um futuro melhor para a sociedade e, portanto, um futuro onde essa marca vai habitar. Isso é investimento social.”, complementa Valente.
Mediado pelo apresentador André Trigueiro, serão debatidas, em quatro blocos, novas formas de consumo. Para a discussão, foram convidados especialistas nos temas relacionados a consumo: Ricardo Abramovay, professor da USP e coordenador do projeto FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil; Lisa Gunn, diretora de comunicação e mobilização no Greenpeace – foi responsável, quando integrava o quadro do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, pela criação de uma calculadora de clima e consumo, que permite a medição do impacto do indivíduo no ambiente; Rodrigo Bandeira, da plataforma de participação política Cidade Democrática, que ajuda a criar soluções inovadoras a partir da inteligência coletiva.
Com foco em água e energia, alimentos, cidade e economia de compartilhamento, as conversas serão entremeadas por quatro mini documentários. Estrelados por Marcio Schittini, Daniel Ricci, Eloi Ferracioli, Guilherme Carvalho, Ivo Machado, Breno Assis e Mayura Okura, os mini-docs mostram iniciativas desenvolvidas pelos jovens em busca do uso mais consciente dos recursos.
Na ocasião também será lançado o caderno ‘Consumo Consciente’. Este é o sétimo título da coleção Cadernos Globo, que trará artigos de especialistas, entrevistas, cases, glossário e ficará disponível para download também em versão digital no endereço app.cadernosglobo.com.br. A publicação traz fotos de Vitor Moriyama, que também estarão expostas no Museu da Língua Portuguesa durante o seminário.
Para a abertura do encontro, a cantora Tiê faz um show exclusivo. E quem passar pelo local ainda confere vídeos selecionados via chamada criativa na plataforma itsNOON, com o tema “Quando menos é mais para você?”. Um totem multimídia estará à disposição para quem desejar gravar um depoimento sobre o tema.
“Com a plataforma ‘Menos é Mais’, buscamos mobilizar a população para a questão do consumo consciente. Reunimos especialistas que possam traduzir a complexidade desse tema para a população. É assunto permanente, que exige mudança de comportamento, de longo prazo”, afirma Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo.
As inscrições estão abertas no site do Globo Universidade, que também fará transmissão do encontro via streaming.