Notícia

Quimiweb

Memórias e Histórias do CNPq – 70 anos

Publicado em 18 outubro 2021

Por Agência FAPESP

Para celebrar as sete décadas de contribuição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a ciência no Brasil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoverá amanhã (19/10) a nova edição do Encontro com a História em Casa. O tema será “Memórias e Histórias do CNPq – 70 anos”.

Desde a sua criação, em 1951, quando era chamado de Conselho Nacional de Pesquisas, a instituição atendia a uma antiga aspiração da comunidade científica por um órgão que promovesse e sistematizasse a pesquisa científica e o seu incentivo.

O encontro virtual, que integra a programação do MAST para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contará com a participação do físico e historiador da ciência Olival Freire, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele fará uma homenagem ao historiador das ciências que mais publicou sobre a história do CNPq: o professor Shozo Motoyama (1940-2021).

O evento terá também a participação do professor Roberto Muniz, criador do “Projeto Memória do CNPq”, falando sobre o trabalho de documentação do acervo realizado no Centro de Memória da instituição. Por fim, a pesquisadora Gabriela Marinho, bolsista do Programa de Capacitação Institucional do MAST, fará uma introdução à história do fomento científico no Brasil a partir da base de dados sobre os cientistas que receberam bolsas e auxílios do CNPq, desde 1951 até 1973.

O encontro será transmitido a partir das 15 horas, pelo Canal do MAST no YouTube.

Mais informações pelo e-mail [email protected].