Notícia

Memorial da América Latina

Memorial da América Latina realiza painel de abertura da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2020

Publicado em 24 setembro 2020

As professoras Luciana Carvalho, da USP e Ana Carolina Maciel, da Unicamp, são as palestrantes convidadas para o evento, dia 28 de setembro

A Cátedra Unesco/Unitwin, Rede de Cooperação para a Integração da América Latina, sediada no Memorial da América Latina, sob a gestão do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), realiza o painel de abertura do módulo de pesquisa de 2020, no dia 28 de setembro, às 19h.

Direcionada pela agenda 2030 da Unesco/ONU, a Cátedra para integração da América Latina tem como temática “Movimentos da América Latina” abordando questões linguísticas, migratórias, culturais e sociais. Além da pesquisa sobre as Traduções de Mulheres na América Latina, a Cátedra também desenvolverá estudos sobre português como língua de acolhimento e formação de cidadãos em situação de refúgio ou apatridia como intérpretes e tradutores comunitários.

As professoras convidadas Luciana Carvalho, da USP e Ana Carolina de M. D. Maciel, da Unicamp, apresentam no encontro inaugural as palestras “Mulheres na América Latina, em tradução e produção editorial” e “Imagens do Refúgio”.

O Painel contará também com a presença de Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina e Luciana Latarini Ginezi, diretora do CBEAL.

A Cátedra Unesco/Unitwin para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação entre as universidades paulistas públicas (USP, Unesp e Unicamp) e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fapesp e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação.

Para participar é preciso se inscrever no link: https://forms.gle/tC98YM9FXzk2DJGp6

Programação:

19h Abertura | Jorge Damião, Presidente da Fundação Memorial da América Latina

19h15 Cátedra Unesco/Memorial para a Integração da América Latina, Memorial da América Latina | Luciana Latarini Ginezi, Diretora do CBEAL

19h30 Mulheres na América Latina, em tradução e produção editorial | Profa. Dra. Luciana Carvalho, da FFLCH-USP e Cátedra Memorial

20h Imagens do Refúgio |Profa. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, da UNICAMP e Cátedra Sérgio Vieira de Mello

20h30 Encerramento

Serviço:

Painel de Abertura Cátedra Unesco/Unitwin 2020

28 de setembro, das 19h às 20h30

Inscrições pelo link: https://forms.gle/tC98YM9FXzk2DJGp6