Notícia

Memorial da América Latina

Memorial da América Latina promove palestra sobre a escritora Josefina Plá

Publicado em 23 novembro 2020

Vida e obra da escritora hispano-paraguaia e sua inserção na cultura do país são tema de encontro no dia 4 de dezembro

O Memorial da América Latina, por meio do CBEAL (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), apresenta, no dia 4 de dezembro, a palestra Literatura e cultura no Paraguai: Josefina Plá, uma impossível ausente, ministrada pela tradutora e bolsista da Cátedra Unesco Memorial, Daiane Pereira Rodrigues, que é também escritora e crítica literária. A aula é gratuita e on-line e está inserida nas atividades da Cátedra Unesco Memorial 2020 para a Integração da América Latina.

Josefina Plá é espanhola de nascimento, mas viveu praticamente toda a sua vida no Paraguai, contribuindo para o desenvolvimento cultural do país. Precursora em muitas áreas, foi a primeira mulher a exercer o jornalismo e a crítica de arte e a principal exponente de grupos renovadores na poesia e nas artes plásticas. Ela também criou a Escola de Arte Cênica e escreveu sobre a cultura popular do país, assim como sobre a influência de grupos de imigrantes no Paraguai.

Para participar, é necessário fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/KjZmy8Q3AorE3mteA

Sobre

Daiane Pereira Rodrigues, bolsista da Cátedra Unesco Memorial, é crítica literária, tradutora e escritora. Foi bolsista da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu em 2008 e, desde então, se dedica ao estudo da literatura paraguaia. Foi professora de Literatura, Comunicação Intercultural e Interculturalidade na Educação, no curso de Jornalismo e no mestrado em Educação, da Universidad del Norte e traduziu alguns títulos de literatura paraguaia para o português, como o romance O inverno de Gunter, e os livros de poesia Dá-me um lugar a teu lado, Poemas e canções e A véspera acesa (no prelo), de Juan Manuel Marcos. Com a prof. Dra. Josele Coelho (UFPR), organizou Travesssias: vozes da literatura paraguaia, com textos de vários autores paraguaios. Como escritora, publicou os livros infantis La pequeña Nita e Escoba mágica. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Didática Superior pela Universidad del Norte (Paraguai), mestre e doutoranda em Letras pela UFPR.

A Cátedra Unesco/Unitwin para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação entre as universidades paulistas públicas (USP, Unesp e Unicamp) e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fapesp e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação. Direcionada pela agenda 2030 da Unesco/ONU, a Cátedra para integração da América Latina tem como temática “Movimentos da América Latina” abordando questões linguísticas, migratórias, culturais e sociais. Além da pesquisa sobre as Traduções de Mulheres na América Latina, a Cátedra também desenvolve estudos sobre português como língua de acolhimento e formação de cidadãos em situação de refúgio ou apatridia como intérpretes e tradutores comunitários.

Serviço:

Palestra: Literatura e cultura no Paraguai: Josefina Plá, uma impossível ausente

Dia 4 de dezembro, das 14h às 15h

Inscrições: https://forms.gle/KjZmy8Q3AorE3mteA

Plataforma Zoom – Link será enviado com antecedência

Atividade gratuita

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
ABC do ABC