Notícia

Gazeta de Piracicaba online

Melhorias genéticas

Publicado em 14 abril 2010

Para melhorar a qualidade da pecuária de Piracicaba, a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) firmou parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para implementar o programa de Inseminação Artificial em Bovinos para Pequenos Produtores. De dezembro de 2007 até novembro de 2009 foram realizadas 785 inseminações artificiais, com taxa de concepção de 48,3%. No primeiro ano em vigência, foram realizadas 360 inseminações em 26 rebanhos. Já no segundo ano, foram 425 inseminações em 35 rebanhos.

A Fapesp elogiou o programa, que conta com 35 rebanhos selecionados de um total de 55 candidatos. O processo de seleção considerou a condição sanitária, a infraestrutura das propriedades e a receptividade dos produtores às orientações dos técnicos. O objetivo é adequar a demanda às exigências do projeto. Além das melhorias na qualidade genética dos rebanhos, foram implementadas medidas para erradicar doenças infectocontagiosas transmitidas ao homem e outras doenças que afetam a esfera reprodutiva dos animais.

Entre as atividades desenvolvidas, houve a vacinação contra IBR (viroses comumente associadas com doenças respiratórias e perdas reprodutivas em bovinos) e leptospirose, desinfecção dos locais de alta concentração de animais, principalmente em gado de leite, e o descarte de animais reagentes a brucelose e tuberculose. Paralelamente, foram realizadas ações educativas (curso técnico sobre alimentação, manejo e formação de pastagens, cursos de treinamento na prática de IA; visita a propriedades modelo) direcionadas a apoiar o programa.

PARCERIA. Apesar da predominância da cana-de-açúcar, Piracicaba conta com outras atividades econômicas de destaque, como a pecuária. São cerca de 50 mil cabeças de gado no município, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura.

O secretário Waldemar Gimenez informa que, desde 2005, a secretaria vem incentivando a diversificação das atividades agrícolas e pecuárias do município, com bons resultados.

Ao surgir a possibilidade desta parceria com a Fapesp, a secretaria avaliou como sendo de extrema importância. O programa que traria melhor qualidade ao rebanho de Piracicaba e região, por meio de inseminação artificial gratuita, tem como objetivo respeitar a preferência do produtor por gado de corte ou de leite. O programa foi uma semente lançada que germinou. O resultado obtido mostrou que este é o caminho que deve ter continuidade, completou o Secretário.

Vantagem da inseminação

De acordo com o pesquisador científico Rafael Herrera, a inseminação artificial é uma tecnologia reprodutiva destinada a fecundar as Fêmeas bovinas com sêmen congelado de touros rigorosamente avaliados nos aspectos sanitários e genéticos testes de progênie). Todo esse critério reduz praticamente a zero a possibilidade de transmissão de doenças, diferentemente da monta natural, e permite promover ganhos confederáveis de produção.

As vantagens da insiminação:

-Controle da transmissão de doenças infectocontagiosas da esfera reprodutiva;

-Incremento do melhoramento genético e da produção animal;

-Aprimoramento do controle zootécnico;

-Racionalização do manejo reprodutivo;

-Redução dos problemas de partos em novilhas, usando-se touros com facilidade de parto;

-Possibilidade do nascimento de crias após a morte do pai.